Coluna do estagiário celepariano: A Celepar no sistema de emprego

Autora:

Aline Lanzarin ( Estagiária - GPS )

Esta é a Aline, estudante do 3º ano de Bacharelado em Informática na UFPR e estagiária da CELEPAR alocada no Núcleo de Informática do SINE.

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A Aline está conosco desde maio de 1997 e durante este tempo tem realizado excelente trabalho, desenvolvendo atividades em ACCESS e Lotus Notes.

Neste número ela nos brinda com um artigo onde conta as atividades do SINE e o trabalho desenvolvido pela CELEPAR no auxílio ao Sistema Público de Emprego.

Aproveitem...

 

 

 

Um pouco de história...

No Estado do Paraná , o Sistema Nacional de Emprego (SINE) passou por sérias dificuldades na década de 80, sendo que várias agências no interior foram desativadas. Em 1993, deu-se início à reestruturação do SINE por meio de sistema de parceria com prefeituras municipais, universidades, associações comerciais, sindicatos de trabalhadores e outros. A nova estrutura implantou-se com nova concepção, ampliando, aperfeiçoando e integrando as áreas da Intermediação de Mão-de-Obra, Seguro Desemprego, Qualificação Profissional e da Geração do Emprego e Renda. Surgia assim o SEMPRE/PR - Sistema Público de Emprego e Renda.

Atualmente, o SEMPRE/PR possui 117 agências e postos de atendimento informatizados em todo o estado do Paraná. Nestas agências são oferecidos diversos serviços ao trabalhador, como: Intermediação de Mão-de-Obra, atendimento ao Seguro Desemprego (são efetuadas as requisições para o recebimento das parcelas), o Disque Pequenos Serviços que atende solicitações de serviços temporários, atendimento ao pequeno empresário através do PROGER, além de diversos cursos de formação profissional.

A partir do ano passado, a SERT - Secretaria de Relações do Trabalho, implantou em sua home page uma ficha cadastral que possibilita o cadastro de candidatos e empresas via Internet. As fichas são enviadas para a agência de Curitiba e repassadas para os atendentes que procedem o cadastramento, ou enviadas para as agências do interior, e todo o contato com os candidatos é feito por e-mail.

Na agência Central de Curitiba estão, além da agência de Intermediação de Mão-de-Obra, o CIM - Coordenadoria de Intermediação de Mão-de-Obra, a Coordenadoria Estadual do Seguro Desemprego, o Programa de Capacitação Profissional (cursos profissionalizantes) e o PROGER - Programa de Geração de Emprego e Renda.

São utilizadas diversas tecnologias de banco de dados e sistemas operacionais nas agências do SEMPRE.

Em 50 agências é utilizado o SGBDR - ZIM em ambiente Unix, Xenix ou SCO para o atendimento à Intermediação de Mão-de-Obra, Seguro Desemprego e Disque Pequenos Serviços. Nas demais agências é utilizado o SQL-Base em ambiente Windows95 no chamado SIMO Rural.

Quanto aos métodos de comunicação, utiliza-se redes UNIX, XENIX, MS-Windows NT com conexões dedicadas via X25 ou X28 e também via Fax/Modem através da rede de pacotes do Paraná - PacPar. O projeto Lotus Notes deverá possibilitar a comunicação entre as agências do estado, e está vigorando nos escritórios regionais, na agência de Curitiba e na região Metropolitana.

O trabalho da CELEPAR no SEMPRE.

Os técnicos operadores de ambiente do SEMPRE são funcionários da CELEPAR. São três técnicos (Regina, Lorete e Edson , da DIADI) e uma estagiária (esta que vos fala, da DITEC-F) que estão alocados na agência central de Curitiba e na ULT (Universidade Livre do Trabalho) e formam a Divisão de Informática do SEMPRE, subordinada ao Núcleo de Informática da SERT/PR.

As atividades da Divisão de Informática podem ser divididas em Suporte, Gerenciamento, Treinamento e Desenvolvimento, o que garante uma rotina bem agitada.

A área de Gerenciamento, é responsável pela rotina diária de backup do sistema, a emissão de relatórios estatísticos dos resultados da Intermediação e gerenciamento de usuários no SGBD. (A manutenção do sistema da Intermediação implementado em ZIM é feita por empresa terceirizada).

O Suporte é a principal atividade da Divisão e engloba a manutenção dos computadores e impressoras (exceto reposição de componentes), resolução dos problemas de comunicação na rede, configuração de micros, instalação de equipamentos, operação da rede da agência e da sala de cursos na ULT, atualizações de software, além do suporte no uso de aplicativos (Lotus Notes e MS-Office) e no Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMO) a todos os setores da agência.

As atividades de suporte não se limitam à agência de Curitiba e aos postos de atendimento das ruas da cidadania, mas abrangem todas as agências e postos do estado. Os casos de dúvida na operação do equipamento ou aplicativos são resolvidos por telefone (esta é a explicação para o eterno sinal de ocupado em nossos ramais!).

Para os problemas físicos nos micros ou impressoras é contactada a empresa de assistência técnica responsável, que faz o atendimento na própria agência, ou o equipamento é enviado para a Divisão.

As agências do SIMO Rural estão equipadas com fax/modem, o que permite a atualização de softwares e resolução de alguns problemas via acesso remoto. Eventualmente são necessárias viagens ao interior do Estado para a instalação, configuração ou substituição de equipamentos, mudança de endereço ou abertura de novas agências.

A produção do Desenvolvimento é pequena, uma vez que a equipe de desenvolvedores da SERT fornece os aplicativos que se fazem necessários, e limita-se ao desenvolvimento de sistemas de bancos de dados em Access 7.0 a serem utilizados na agência. Entre eles, podemos citar o CIM 1.2, sistema criado para auxiliar a Coordenadoria (CIM) no monitoramento das agências com o SGBDR ZIM. O CIM 1.2 possibilita uma análise quantitativa no desempenho das agências, utilizando os relatórios estatísticos mensais destas agências. Estes relatórios podem ser aglutinados por vários critérios, demonstrando todos os resultados da Intermediação. Na versão atual do sistema, os dados dos relatórios são digitados, mas na nova versão, em desenvolvimento, todos os relatórios serão gerados em disquetes, facilitando os trabalhos da equipe do CIM. (A nova versão está sendo desenvolvida em parceria com o programador responsável pela manutenção do SGDBR ZIM).

Outro projeto em andamento é o sistema PROGER, que será responsável pela informatização dos trabalhos realizados pelo setor. Um módulo deste sistema que já está em funcionamento auxilia no cadastro de solicitantes do setor informal .

O Treinamento aos usuários é feito sempre em Curitiba, em conjunto com técnicos do CIM, nas dependências da ULT.

Meu trabalho na Divisão de Informática é no auxílio a todas as atividades dos técnicos do setor, suporte no MS Office, desenvolvimento em Access e responsável pelo repasse das fichas da Internet e contatos via e-mail.

O SEMPRE está em constante crescimento e evolução, registrando-se um aumento constante no número de trabalhadores que procuram seus serviços. Em conseqüência disto, a Divisão de Informática cresceu consideravelmente desde sua criação, e tende a crescer ainda mais com a implantação de novas agências, aumento do número de equipamentos, atualizações de software, ampliação de rede, etc.

Este é mais um dos inúmeros serviços que a CELEPAR presta aos paranaenses.

Na conquista do emprego, na recuperação da dignidade e cidadania e na qualificação profissional, a CELEPAR também está presente.