Como Criar Páginas para a Web

Autor: Julio Cesar Andretta Padilha

Atualmente o desenvolvimento de novos programas vem denotando a preocupação das Empresas de Software em criar sistemas com aplicativos voltados para a Internet. A Microsoft, empresa que concentra a maior parte de suas operações no setor de sistemas operacionais, está investindo duramente no setor de aplicativos para a Rede Mundial. Nas novas versões de seus programas, a Microsoft já colocou a disposição dos seus consumidores diversas ferramentas para construção e navegação na Web (designação recebida pela World Wide Web); a exemplo disto, o pacote Microsoft Office 97, apresenta em todos os seus componentes acessórios com as mais diversas funções para a Net.

O desenvolvimento de páginas para a Web está tornando-se cada vez mais acessível para pessoas leigas em linguagens de programação, pois com os novos editores de páginas html (Hypertext Markup Language), estruturas e comandos complicados são dispensados e substituídos por linguagens que se assemelham em muito aos editores de texto atuais.

O Microsoft Word 97 é um bom programa para a iniciação à edição de páginas html, pois, como editor de texto, já é bem difundido nos meios de Informática. Nessa versão o Word proporciona opções de salvamento de um documento de extensão .doc em .html, mas, a opção mais interessante é a criação direta de página html. Para tanto, o usuário deve seguir os seguintes passos:

  • Obs: As instruções a seguir só terão efeito se na instalação do Office for selecionada a inclusão das ferramentas para Web.
  • No Menu Iniciar do Windows selecionar a opção novo documento do Office;
  • Na janela que se abrirá selecionar a guia "Paginas da Web".
  • Para usuários iniciantes deve selecionar-se o documento "Assistente para Páginas da Web" ( Ele acionará um serviço de ajuda para a construção de uma página para a Internet).
  • Os demais passos na criação pouco diferem da edição de um documento normal do Word ( Obs: A barra de ferramentas sofrerá algumas alterações).

Para usuários um pouco mais experientes, uma boa opção é o Front Page Editor, acessório do Microsoft Front Page 97. Esta linguagem possibilita a inclusão de programas e scripts desenvolvidos em outros sistemas como o Visual Basic, Editores Java e Activex. O uso deste programa não difere muito de um editor de texto, porém ele disponibiliza muito mais recursos específicos para o desenvolvimento de Páginas para Internet. Na instalação do Microsoft Front Page o usuário deve ficar atento à inclusão dos atalhos; o programa instalador coloca disponível somente o atalho do Microsoft Front Page, que serve para criar ou localizar, abrir e editar uma página existente na Web (recomendável para usuários com mais experiência). Para a criação de um novo documento é interessante incluir ao menu iniciar o Front Page Editor, ferramenta destinada à construção de novas páginas para Internet. A interface do Microsoft Front Page está baseada na língua inglesa, portanto, torna-se necessário conhecimentos básicos nesse idioma. Suas operações são simples e auto-explicativas, assemelhando-se em muito com os já abordados editores de texto. É importante também que o usuário se acostume com a utilização da barra de ferramentas, pois nela estão quase todos os comandos necessários para a edito-ração das páginas html.

O mais importante no aspecto visual de uma página da Internet é o Background (Papel de Parede). Para sua inserção a pessoa deve escolher a opção Format na barra de Menu principal e selecionar a opção Background... . Para a inserção de Hyperlinks pode ser usado o comando Control+K; o direcionamento do link será definido pelo usuário. Outra operação interessante possibilitada pelo Front Page Editor é a importação de documentos no formato texto. A facilidade geral de uso do Microsoft Front Page Editor limita até mesmo explicações e manuais de sua utilização, a melhor forma de aprender é usando este programa

A Internet promete ser em breve o meio de comunicação mais utilizado em todo o Mundo, por isso devemos nos acostumar com a idéia de todos possuirmos endereços eletrônicos e utilizá-los como usamos atualmente correio ou os sistemas de telefonia. A construção de uma Home Page não pode ser tratada como "assunto" para profissionais e sim como necessidade para usuários, e sua editoração deve ser feita por qualquer pessoa e para isto basta colocar as mãos à obra.

Dicas para construção de sua Home Page utilizando o Front Page Editor

  • Após executar o Front Page Editor. No menu File abrir um novo documento ( New..., Normal Page )
  • Edite um texto com seus próprios padrões de formatação.
  • Experimente inserir um fundo utilizando os comandos já citados do Menu: Format, Background.
  • Para inserir um Hyperlink ( Direcionamento para um endereço na Internet ) sobre um texto você pode seguir os seguintes passos:
  • Selecione o texto a ser inserido ( o texto pode ser selecionado colocando o cursor sobre o início do texto, em seguida conservar pressionada a tecla SHIFT, usando a seta direita (è )selecionar o texto até o fim).
  • Pressione simultaneamente as teclas Control + K.;
  • Na janela que se abrirá definir o endereçamento do Hyperlink na Internet.
  • A inserção de figuras e fotos se dá da seguinte maneira.
  • No Menu Insert selecione a opção Image (você poderá escolher uma imagem do Clipart ou de arquivos próprios).
  • Sempre procure usar fotos pequenas (em relação a tamanhos de arquivos ) ou compactadas (Dica: as fotos que possuem o menor tamanho de arquivamento são as que possuem extensão .jpg, .jpeg ou .gif ).
  • Após o termino da criação de sua página, abra-a utilizando o seu navegador (Browser) habitual e verifique se existem formatações incorretas.

Corrigidos os erros basta solicitar a um provedor para colocar sua página para o mundo! Boa Sorte!