Como Funciona a Rede Windows na Celepar

Autora: Lisianne Christina Machado Requião.

O ambiente computacional dos novos tempos está seguindo para uma só direção: a do mundo Windows.

E, nada mais natural é seguir esta tendência. O Windows chegou como um furacão, destruindo tudo e todos, trazendo consigo grandes e poderosos avanços e ferramentas para trabalho em redes em PCs, apesar de muitas pessoas estarem contra esta centralização da Microsoft. Para seguir esta tendência, vários estudos, cursos e palestras tiveram que ser assistidos pelos administradores da rede Windows, para se conseguir ter uma rede em perfeitas condições, seguida de uma administração quase perfeita, porém, sempre tentando alcançar o ideal.

A primeira etapa de uma instalação da rede Windows é conscientizar as pessoas que esta rede traz muitos benefícios e facilidades. Foram, então, realizados cursos, palestras para o aperfeiçoamento do pessoal e treinamentos para os usuários finais além de ter sido apresentado o sistema a esses usuários que iriam utilizá-lo. Todo este pacote de informação foi repassado aos usuários, que, de início, apresentaram uma forte resistência à nova tecnologia. Depois de apresentados todos os recursos, possibilidades e, principalmente, a facilidade com o mundo Windows, a ansiedade tomou conta.

Antes da implantação da rede, fez-se um projeto detalhado de como ela funcionaria. Vários dias foram utilizados para ter este projeto idealmente construído. O projeto de implantação da rede Windows já está sendo planejado para toda a Celepar, porém atualmente a rede está instalada em somente um setor com apenas um servidor, como um "laboratório".

Falando sobre a implantação do mundo Windows, começarei, primeiramente, a descrever os passos do servidor.

Este servidor é um microcomputador Pentium, com 64 MB de RAM, com 2 GB de Winchester.

O Winchester foi particionado em 3 partes: uma para armazenar arquivos de sistema, outra para softwares e a última para dados de usuários.

O servidor é um Primary Domain Controller, contendo todos os serviços de gerenciamento de impressão, arquivos, gerenciamento das contas e senhas dos usuários, correio eletrônico, protocolos de comunicação, serviços de Browser e serviços de banco de dados SQLWindows. Há também um gateway para a Novell, para o usuário acessar o Netware, de maneira transparente.

Para as estações clientes, foi proposta uma estrutura básica de diretórios, quais sejam diretório DOS, Windows, Lixo (para armazenar dados temporários), Soft (onde estarão todos os softwares) e Users (onde estarão localmente alguns usuários que queiram gravar alguns arquivos pessoais temporários). Foram instalados a partir do servidor o Windows for Workgroups 3.11 (descrevendo a localização e o ramal mais próximo do usuário), MS-Project 4.0, MS-Office 4.22, contendo MS-Word 6.0, MS-Excel 5.0, MS-Access 2.0, MS-Power Point 4.0, Lotus Notes 3.0 e Lotus Organizer 2.0.

É importante ressaltar que o Windows NT Server "conversa" com múltiplas plataformas, com suporte a diversos protocolos de rede acessando, deste modo, mainframes, Novell e Unix. e, para isto, foram instalados os protocolos de comunicação TCP-IP, IPX-SPX e NetBEUI.

Quando o usuário acessa a rede Windows, é feito um mapeamento de drives, sugerindo-se áreas:

• própria, onde somente o usuário terá acesso;
  • para projetos, onde somente a equipe de projeto terá acesso;
  • para arquivos pessoais do MS-Project 4.0 e do Lotus Notes;
  • para acesso geral da empresa, onde toda a empresa terá acesso.

Inicialmente, foi feita uma configuração com boot diferenciado (para a Novell ou para o Windows) e é o que está ocorrendo atualmente no setor Gerência de Projetos de Sistema (GPS) da Celepar. Esta configuração foi abandonada atualmente na Gerência de Prospecção Tecnológica (GPT) devido a todos os integrantes deste setor já terem migrado para o ambiente Windows. Na GPS, apenas as pessoas integrantes de um projeto junto à GPT estão utilizando a rede Windows. O suporte atualmente está sendo feito para estes setores.

Os serviços de diretórios são subdivididos em três áreas:

• de Usuário, baseada no modelo organizacional da empresa, existindo uma área para o usuário onde somente ele tem acesso e outra comum para o setor deste usuário, onde somente as pessoas do setor têm acesso.
  • de Projetos, onde existem projetos comuns entre a empresa. Pode-se, por exemplo, em um projeto existir várias pessoas de setores diferentes trabalhando nele. Então, somente essas pessoas envolvidas terão acesso a essa área.
  • de Livre Acesso, onde toda a empresa pode acessar, podendo ser passados arquivos livremente entre diferentes setores. Nesta área, também estará a área dos gerentes onde todos os gerentes, e somente eles, poderão ter livre acesso.

Outros recursos, que não estarão contidos no próprio computador, poderão ser conectados no computador que contém o recurso desejado, através do Gerenciador de Arquivos, sendo necessário somente saber o nome do recurso e em qual máquina está sendo disponibilizado, do mesmo modo também para serviços de impressão.

Uma verificação importante e um tanto quanto curiosa é a rapidez com que o Windows se comunica se ele não estiver fazendo conexão com a rede Novell.

Para o sucesso total da implantação da rede Windows deverá ser feito um upgrade nos equipamentos, sem o qual não haverá a mínima condição de trabalho e, principalmente, o treinamento de novos usuários, através de cursos com as noções básicas.