Como utilizar informática estrategicamente

O uso estratégico da tecnologia pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento empresarial.

Foi o que descobriu uma empresa de siderurgia que produzia peças mecânicas de precisão ao perder uma cotação na Alemanha. Ela tinha produtos de alta qualidade, preços competitivos, mas estava deixando de fazer novos negócios.

Entre a decisão de robotizar a produção e o investimento num software CAD-CAM, não foi difícil a opção. A primeira, traria sem dúvida benefícios operacionais e financeiros. A outra, era indispensável para fazer negócios no tempo e na qualidade pedidos pelos clientes. O investimento no CAD-CAM possibilitou reduzir de oito para uma semana o ciclo de projeto-pesquisa e cotação de cada novo pedido.

Uma agência bancária é cada vez mais uma realidade virtual. A tecnologia por trás de uma agência bancária trata cada vez menos papel e dinheiro e cada vez mais a moeda eletrônica. Muitos clientes hoje não conhecem o gerente da sua agência. Os bancos estão mudando e as empresas transportadoras de valores estão com os dias contados.

As necessidades do mercado de melhoria de tempo, qualidade e custo oferecem amplas possibilidades para ganhos de competitividade através do uso estratégico do tecnologia de informações: negócios em qualquer tempo e em qualquer local. Isto foi mostrado pelo Dr. Tolovi em sua palestra "Como utilizar a informática estrategicamente".

E isso acontece aqui no Paraná: o Estado pode garantir o número de vagas, material escolar e merenda adequados à necessidade da população se ele souber previamente a demanda existente em cada região do Estado.

Anotações livres da palestra "Como utilizar a informática estrategicamente", proferida pelo Dr. Tolovi na Mercosoft.