Conectividade na CELEPAR

Autor: Ruben Cesar Macedo

Com a aquisição do ambiente UNIX pela CELEPAR (veja BB-21) definiu-se um projeto para conectividade entre o ambiente UNIX, o ambiente Mainframe e a rede NOVELL.

A conexão pretendida entre estes ambientes ficou da seguinte forma:



Dividiremos estas ligações em várias etapas:

. Ligação UNIX e rede NOVELL;

. Ligação UNIX e Mainframe;

. Ligação UNIX e UNIX;

Neste Bate Byte, apresentamos apenas a ligação UNIX e Rede NOVELL, já operando sem problemas há alguns meses. Nos próximos números, as outras ligações.

LIGAÇÃO UNIX A UMA REDE NOVELL

O protocolo de comunicação de uma rede NOVELL é o IPX/SPX e de um ambiente UNIX é o TCP/IP, mas em um mesmo meio físico (barramento tipo CSMA/CD) podemos ter a convivência destes dois protocolos, utilizando-se para tanto alguns softwares específicos.

O driver da placa (software) apanha o pacote a ele endereçado e passa para o ODI, o qual, baseado no endereço contido na frame (IPX ou IP), passa o mesmo para o respectivo software carregado no micro.

Vamos ver isto mais de perto:



Com esta ligação, qualquer microcomputador ligado na rede pode ser uma estação UNIX, utilizando-se de todos os serviços TCP-IP.

Os softwares utilizados para esta comunicação:

- TCP-IP:

. TCP-IP for DOS;
. LANWORKPLACE for DOS.

- DOS ODI fornecido pela NOVELL.

- Drivers de placa:
. NE1000 ou NE2000 - fornecidos junto com a placa ou pela NOVELL.

Glossário:

CSMA/CD - (Carrier Sense Multiple Acess - Colision Detection) compartilhamento de meio físico, baseado na análise de detecção de colisões. Ou seja, as estações "escutam" o meio de transmissão da rede e, em caso de não haver ninguém transmitindo, qualquer estação pode transmitir.

ODI - (Open Data-link Interface) software da NOVELL, desenvolvido para dar suporte a múltiplos protocolos e múltiplas placas em uma mesma estação.

Placa de rede - Interface que é colocado em um slot do microcomputador, e é utilizado para a comunicação física com o barramento.

TCP-IP - (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) protocolo de comunicação desenvolvido na década de 70, a pedido do Departamento de Defesa Norte-Americano. Se estabeleceu como um padrão de fato para ligações de redes heterogêneas.
SNA - Protocolo de comunicação proprietário da IBM.

Ethernet - barramento para rede local de microcomputadores, padrão CSMA/CD.

bps - bits por segundo.

Mbs - Megabytes por segundo.

37X5 - equipamento controlador de linhas de comunicação da IBM.

Canal - interface para ligação de equipamentos periféricos (fitas, discos, impressoras, etc) a um computador de grande porte (Mainframe).

HUB - equipamento para interligação de microcomputadores, o qual serve como repetidor e também para transformar uma rede em barramento em uma rede em estrela.