Conferência Internacional “Software Livre Brasil”

Autora: Helen Cristina Carcereri

 

Entre os dias 5 e 7 de novembro, a cidade de Curitiba será a sede do maior evento internacional de software livre: A Conferência Internacional “Software Livre Brasil”, no Centro de Treinamento da Brasil Telecom. A Conferência promete ser um dos maiores eventos sobre software livre da América Latina, com a participação de cerca de 2000 pessoas. Grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologias de código aberto estarão relatando as suas experiências e trazendo as últimas novidades da área. Palestrantes de diversos países, como Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux Internacional, Richard Stallman, criador do sistema GNU e presidente da Free Software Foundation, Pia Smith, presidente da Linux Austrália, entre outros, traçarão um painel sobre o crescimento do uso do software livre no mundo.

As palestras abordarão o uso do software livre em diversos campos, como administração pública e projetos de inclusão digital. Durante o evento, os principais fornecedores de soluções do país mostrarão projetos de ambientes como prefeituras, gráficas e consultórios médicos, totalmente baseado em software livre.

Além disso, o evento apresentará outras atrações, como o Projeto Escritório Livre. O escritório tem toda a estrutura de informática, de processadores de texto e planilhas a aplicações de gestão, do correio eletrônico ao firewall. O objetivo do Escritório Livre é mostrar um exemplo concreto de que as alternativas desenvolvidas em software livre chegaram à maturidade para implementação em ambiente corporativo, seja em servidores, estações de trabalhos ou notebooks.

Grandes autoridades do Governo Federal estarão presentes, como o ministro das Cidades, Olívio Dutra, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, entre outros.

A I Conferência Internacional Software Livre Brasil está sendo realizada pela Celepar (Companhia de Informática do Paraná), Abep (Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados) e Network Eventos. Conta também com o apoio do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos (SEAE) do Movimento Software Livre Paraná, além da participação de diversas empresas do setor de tecnologia da informação.


Faça você também parte deste movimento. Afinal, liberdade é legal!

Programação:
Inscrições e informações sobre o evento:
www.softwarelivrebrasil.pr.gov.br