Conferência de Software Livre termina com calendário de cooperação

Autora: Assessoria de Comunicação - Parque Tecnológico Itaipu

 

A 1ª Conferência Latino-americana de Software Livre encerrou as atividades no dia 12/11/2004, após uma semana de discussões e intercâmbio de experiências entre estudantes e profissionais do código aberto. A programação aberta ao público em geral terminou no dia 10/11/2004, com a palestra do Diretor-Executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall.

Nos dias 11 e 12/11/2004, a Latinoware 2004 esteve restrita a instituições e projetos de software livre, como Receita Federal, Ministérios da Fazenda brasileiro e paraguaio, Eletrobrás, Iapar e diversas Universidades do Paraná. Um calendário de cooperação entre as instituições foi elaborado e informado aos participantes.

Brasileiros em destaque

A conferência atraiu aproximadamente mil participantes e os principais nomes do software livre na América Latina, como o costa-riquenho Jacó Aizenmann e o gaúcho Cesar Brod. Mas as palestras mais concorridas foram de brasileiros, que trouxeram relatos sobre a evolução do software livre no País.

Um dos indicativos dessa evolução é o “Guia de Migração” brasileiro, apresentado no dia 09/11/2004 pelo gerente de projetos do Ministério de Planejamento, Corinto Meffe. Redigido ao longo do ano, por cerca de 50 profissionais de diversas instituições do governo federal, o documento foi entregue à Comunidade Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação e servirá como referência em casos de migração para software livre em governos estaduais e municipais. A elaboração do guia faz parte de uma diretriz estabelecida pelo governo federal em 1999, com vistas à inserção da sociedade brasileira na era digital.

Outro, em 2006

O encerramento da Latinoware 2004 foi coordenado pelo Presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Marcos Mazoni, que afirmou: “Um evento como este aproxima as pessoas, traz uma aproximação com empresas e traz mais informação sobre o software livre para a comunidade. A tecnologia já está resolvida, mas ainda é preciso dar acesso”.

A conferência foi promovida pela Itaipu, Governo do Paraná e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. A segunda edição já está sendo programada para abril de 2006.

Conferência de Software Livre termina com calendário de cooperação. Press-Release 12 nov. 2004. Disponível em: <http://www.itaipu.gov.br/>. Acesso em: 24 nov. 2004.