Congresso Latino Americano de Ciência da Computação

Autor: Dante Carlos Antunes - GPT


De 29 de julho a 04 de agosto de 1995, a cidade de Canela / RS, foi cenário do mais importante evento latino americano na área da ciência da computação. Cerca de dois mil inscritos, entre pesquisadores, professores e estudantes, apresentaram e debateram diversos temas ligados à informática. Uma grande parte dos centros de pesquisa em computação do Brasil e América Latina estavam representados. Além disto foram convidados alguns especialistas da Europa e América do Norte para mostrar as suas mais recentes pesquisas, bem como as suas visões sobre o futuro da computação. Diferentemente das tradicionais feiras de informática, não existiam estandes vendendo produtos, mas sim cerca de uma dezena de auditórios geralmente lotados e corredores engarrafados, onde a matéria-prima trabalhada eram as idéias, o conhecimento e o futuro.

Anualmente o Centro Latino Americano de Estudios en Informatica (CLEI) promove um congresso chamado de PANEL onde são apresentados trabalhos abordando temas da ciência da computação. Este ano era a vez do Brasil sediar a vigésima-primeira edição deste evento. Como aqui no nosso país também ocorre o congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que em 1995 estaria na sua décima-quinta realização, decidiu-se unificar os dois eventos. 0 congresso unificado ficou identificado através da sigla SBC/PANEL'95.

O congresso foi estruturado em diversos eventos e simpósios, a saber:

1) XXII SEMISH (seminário de Software e Hardware).

Neste seminário foram apresentados durante cinco dias cerca de 120 trabalhos produzidos por pesquisadores, professores e estudantes oriundos de diversos estados do Brasil e de quase todos os países latino americanos (a Venezuela foi a que teve o maior número de trabalhos aceitos).

Os trabalhos foram organizados em sessões temáticas, tais como: orientação a Objetos, Arquitetura de Computadores, Computação Gráfica, Fundamentos Teóricos da Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Programação Distribuída, Hipermídia, Redes de Computadores, Modelagem de Banco de Dados, Linguagens de Computador, Ambientes de Desenvolvimento de Software, Teste e Qualidade de Software, Métodos formais de Especificação de Software, CAD, Simulação, Otimização, Paralelismo, etc.

2) XXV SECOMU (Seminário de Computação nas Universidades)

Neste seminário foram discutidos em painéis e grupos de trabalho a formação de recursos humanos ligados à informática, à Internet, a interação da universidade com a sociedade, em especial com as empresas que utilizam a tecnologia da informação e a infra-estrutura necessária e os modelos de financiamento para permitir que as universidades possam desenvolver as suas atividades de acordo com as demandas da sociedade. Houve um painel que debateu a cooperação internacional. Um dos pontos altos deste seminário foi a palestra do jornalista Marcos Dantas: "Política de Informática de Geisel a Collor: Fatos e Mitos" (está nos anais do congresso).

3) XIV JAI (Jornada de Atualização em Informática)

Trata-se de um conjunto de mini cursos abordando diversos temas da informática com carga horária em torno de 7 horas cada. Este ano foram ministrados os seguintes cursos:

- Comunicação, Concorrência e Engenharia de Software,
- Linguagens de Programação e Computação Científica,
- Introdução aos Aspectos Humanos da Interação Homem-Computador,
- Arquitetura de Computadores Pessoais Multimídia,
- Métodos para a Avaliação da Qualidade de Software,
- Concepção de Sistemas Orientados a Objetos: Abordagem por Redes de Petri,
- Programação Paralela Utilizando Mensagens,
- Multimídia na Educação: da Teoria à Prática,
- Suporte por Computador ao Trabalho Cooperativo (CSCW),
- Introdução à Engenharia de Requisitos,
- Uma Introdução à Arquitetura de Redes ATM e aos seus Mecanismos de Controle de Tráfego.

4) VIII CTD (concurso de Teses e Dissertações)

As três melhores teses de doutorado ou dissertações de mestrados foram apresentadas neste evento. O primeiro lugar coube a R.J.S. Carmo do IME/USP com a tese "The Maximum Planar Subgraph Problem". O segundo lugar foi para M.R. Mediano do DI/PUC-RJ com a tese "V-trees - Um Método de Armazenamento para Dados Vetoriais Longos". E em terceiro lugar foi escolhida a tese "Modelagem de um Sistema de Pintura Digital" de M.C.P. Freitas da COPPE/UFRJ.

5) XIV CTIC (concurso de Trabalhos de Iniciação Científica)

Os três melhores trabalhos de iniciação científica produzidos por graduados na área de computação foram apresentados.

6) III WEI (Workshop sobre Educação em Ciência da Computação)

Este evento trata de debater os currículos acadêmicos dos cursos da área de computação.

Os aspectos de carreira, a regulamentação da profissão e o papel dos conselhos de registro profissional foram os temas que mais motivaram debates durante este evento, mostrando que há uma grande preocupação nos meios acadêmicos diante das incertezas e indefinições do mercado de trabalho.

7) VII SBAC-PAD (Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alta Performance)

Entre os assuntos apresentados neste evento incluem-se processamento paralelo, processamento distribuído, performance de computadores, computação de alto desempenho, supercomputadores, etc. Foram aceitos mais de 40 trabalhos de pesquisa. Quatro convidados dos Estados Unidos e Canadá proferiram palestras sobre assuntos pertinentes à área, destacando-se a palestra de Horst D. Simon, da Silicon Graphics, sobre supercomputação paralela. Ele prevê que lá pelo ano 2005 supercomputadores disfarçados de notebooks estarão disponíveis a usuários domésticos. A cada 10 anos, segundo a sua explicação, o poder de processamento e os programas dos supercomputadores ficam disponíveis para workstations. Nos próximos 10 anos esta tecnologia chega aos PCs.

8) VI SCTF (Simpósio em Computadores Tolerantes a Falhas)

Este é um tema cada vez mais importante na informática, principalmente devido à tendência de distribuição do processamento e dos dados. Durante este evento foram tratados, entre outros assuntos: segurança e criptografia contemporânea, orientação a objetos aplicada à tolerância a falhas, arquitetura e síntese de circuitos, sistemas distribuídos, redes de Petri, detecção e diagnóstico de falhas e aspectos de tolerância a falhas em comunicação de dados.

9) II SBC&M (Simpósio Brasileiro de Computação e Música)

A busca de novos sons e harmonias, impossíveis de serem obtidos através dos instrumentos tradicionais, é um dos objetivos perseguidos pelos pesquisadores e compositores que durante 4 dias se reuniram para mostrar o que há de mais novo na área da música computacional. Diversos trabalhos e composições eletroacústicas foram apresentados. Entre as atrações estavam um robô que lia partitura e tocava piano, a luva especialmente preparada de Jônatas Manzolli da Unicamp que através de sensores que captam os movimentos enviam sinais a um processador de sons através do protocolo MIDI. Alguns nomes importantes da música computacional se fizeram presentes, entre eles Stephen Pope da Universidade de Berkeley (Califórnia) que há 20 anos pesquisa a música eletroacústica. Durante todo este simpósio, ao final de cada dia, compositores e intérpretes brindaram os participantes do congresso de computação com futurísticos concertos musicais.

10) XIII ENECOMP (Encontro Nacional dos Estudantes de Computação)

Várias atividades sociais e grupos de trabalho tratando temas como regulamentação da profissão, mercado de trabalho, ética na informática, etc., reuniram estudantes universitários de todas as partes do Brasil.

11) Palestras Internacionais

Mais de uma dezena de especialistas em diversas áreas da pesquisa em computação proferiram palestras sobre os seus objetos de estudo.