Conhecimento compartilhado

Em nove finais de semana, entre os meses de maio e outubro, mais de 4 mil pessoas entre estudantes, professores, servidores públicos, empresários da tecnologia da informação e representantes de universidades e prefeituras trocaram experiências sobre o uso e desenvolvimento de software livre no Paraná. O I Circuito Paranaense de Software Livre mobilizou os esforços da Celepar – Informática do Paraná, de sete universidades estaduais e uma privada (Unipar de Umuarama), das prefeituras de Jacarezinho, Londrina, Maringá, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Ponta Grossa, Paranaguá e Cornélio Procópio, além das Secretarias da Ciências e Tecnologia e de Assuntos Estratégicos.

“O evento cumpriu com o princípio básico do software livre: o compartilhamento de soluções com a comunidade. Afinal, foi o exercício desse princípio que fez do Governo do Paraná um dos principais usuários e desenvolvedores dos programas de computador de código aberto de todo o mundo”, avalia Cláudio Dutra, um dos coordenadores do Circuito. Ele se refere à opção pelo software livre feita pelo governo paranaense para impulsionar seu desenvolvimento tecnológico. “O resultado foi o crescimento da Celepar, a produção de sistemas ágeis e seguros, a economia de recursos públicos e o domínio dos códigos fontes que permitem o aperfeiçoamento de nossos produtos e profissional de nossos técnicos”, completa o presidente da empresa, Marcos Mazoni.

No total foram 163 painéis e oficinas sobre temas que variaram da migração para o Linux ao desenvolvimento de sistemas como correio eletrônico Expresso, o gerenciador de portais XOOPS, o banco de dados Postegres, o programa de escritório BrOffice, passando por outros aplicativos e soluções como o e-Car, sistema gerenciador de projetos. As universidades e prefeituras também tiveram a oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas para atender às suas necessidades específicas, numa demonstração de que o software livre avança a passos largos em todos os segmentos da comunidade, corroborando as assertivas de especialistas de que em breve a maioria dos usuários do mundo estarão com softwares livres instalados em seus computadores. O Circuito Paranaense também serviu como fator de mobilização. Ao final de cada etapa foram criadas seções regionais do Movimento Software Livre Paraná com o objetivo de dar continuidade à troca de experiências e soluções.