Contratação de Serviços Gartner Group

Autora: Maria Alexandra V. C. da Cunha - GPT


Este artigo foi publicado em 1994 sob responsabilidade de seu autor e retrata um contexto daquela época.

O Gartner do Brasil Serviços de Pesquisa LTDA não comercializa mais os serviços ou termos de licenças apresentados nesse artigo. O contrato vigente (2013) entre o Gartner do Brasil Serviços de Pesquisa LTDA e a CELEPAR estabelece condições totalmente diferentes no relacionamento entre as empresas.



O que são os serviços Gartner Group, quais as necessidades por eles atendidas e como você pode utilizá-los, são as perguntas que serão aqui respondidas.

1. O que são os serviços Gartner Group?

A informática é uma das alavancas-chave para se obter produtividade, competitividade e desempenho compatíveis com as necessidades da sociedade neste fim de século XX.

Se tem trazido benefícios crescentes às organizações, paradoxalmente a informática tem se tornado cada vez mais complexa, não só na sua operação, mas principalmente na análise da adequação de uso e na seleção de ferramentas e aplicações.

Há ainda um fator agravante: os ciclos de lançamento, maturidade e obsolescência de produtos e tecnologias têm sido cada vez menores neste ramo do conhecimento humano. A pressa se justifica, afinal falamos do maior setor industrial no primeiro mundo (já ultrapassou a indústria do aço, dos automóveis e do petróleo). Aqui 50.000 fornecedores se degladiam num mercado que ultrapassa 10% do PIB mundial.

A necessidade crescente de buscar equipamentos, programas, redes e facilidades de comunicação, métodos de trabalho integrados e produtivos tem exigido cada vez mais das organizações. Estas, têm trabalhado com uma espada de Dâmocles sobre suas cabeças: o volume de investimentos e a relevância das ações que sofrerão o suporte da informática não permitem erros. Qualquer decisão inadequada tem efeitos dramáticos logo adiante, seja na forma de prejuízos financeiros, seja na inadequação das soluções oferecidas, seja no descompasso entre o que foi feito e o que poderia ter sido.

Neste cenário floresceu um mercado importante que é o de prospectar o cenário tecnológico e político na área de informática, condensar estudos e tendências e revender tal resultado à comunidade.

Tais serviços têm encontrado compradores certos, uma vez que diminuem (embora não acabem) com a incerteza no momento de investir em projetos de médio e longo prazo.

Entretanto, pela dificuldade de produzir este tipo de estudo, existem apenas 2 empresas em todo o mundo que atuam neste mercado. Das duas, o Gartner Group é a mais famosa. Ela firmou reputação graças à sua seriedade e credibilidade. De fato credibilidade é o maior ativo de quem vende consultoria. A outra, o Aberdeen Group, de Chicago, EUA, não tem representante no Brasil.

A lista internacional de clientes do Gartner Group é impressionante, pois lá estão usuários, fabricantes, governos, universidades, enfim toda a comunidade de informática, vale dizer todas as entidades do cenário econômico e social. O Gartner Group veio ao Brasil em 1989 e, a despeito de seus serviços terem um custo significativo, já conseguiu um conjunto de clientes importantes.

O Ganner Group vende seu trabalho na forma de pacotes denominados "serviços". Existem 24 serviços disponíveis:

1. Indústria

2. Estratégias de operações automatizadas

3. Tecnologia avançada

4. Computação pessoal

5. Estratégias de computação de médio porte

6. Estratégias de computação de grande porte

7. Computação de alta performance

8. Estratégias de saída eletrônica

9. Estratégias de gerenciamento de software

10. Estratégias de desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos

11. Comunicação em área local

12. Estratégias de redes corporativas

13. Estratégias de telecomunicações européias

14. Serviços de comunicação canadenses

15. Manufatura integrada por computador

16. Estratégias interempresariais

17. Sistemas de informações de escritórios

18. Estratégias de comércio eletrônico

19. Estratégias financeiras

20. Estratégias financeiras européias

21. Tecnologias cliente-servidor

22. Sistemas abertos

23. Gerenciamento de sistemas em rede

24. Gerenciamento de orçamentos de software

Cada serviço é contratado individualmente (eles têm preço decrescente, em função da quantidade contratada).

Cada serviço dá direito a:

a. Material escrito

b. Material de pesquisa (via CD-ROM, via FAX, fone ou computador)

c. Conferências (uma por ano no Brasil)

d. Simpósios

Através da ABEP - Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, foi negociado com o Gartner Group o acesso aos seus serviços em condições vantajosas para as empresas associadas.

A proposta diminui os custos de contrato e aumenta os benefícios obtidos a saber: a cada serviço contratado, há uma inscrição gratuita na próxima conferência brasileira, bem como a isenção de pagamento de 3 meses.

Este convênio, no âmbito da ABEP, tem como vantagem acessória o intercâmbio de serviços contratados entre as empresas que aderirem ao Gartner Group. Por este convênio, far-se-á jus a todo o material impresso, como se este serviço fosse contratado diretamente. A única restrição que esta facilidade de repasse sofre é que este serviço deverá ter sido previamente contratado por outra empresa associada à ABEP.

A PROCERGS, Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul, já contratou 3 serviços (LAC = Comunicações em Área Local, ADM = Estratégias de Desenvolvimento e Gerenciamento de Aplicativos e C/S = Tecnologias Cliente-Servidor), e as informações são de que, no primeiro projeto em que as informações obtidas via Gartner Group foram usadas, a economia obtida já foi significativa. Tratou-se de uma negociação com um grande fabricante, na qual os valores de determinados equipamentos estavam sendo projetados para 18 meses. A consulta ao Gartner Group serviu para verificar estes valores no mercado americano. A resposta confirmou alguns valores, mas gerou reduções significativas em outros.

A CELEPAR contratou 3 serviços junto ao Gartner Group, que são:

  • SMS - Estratégias de Gerenciamento de Software

    Dirigido aos tomadores de decisão com responsabilidade sobre software. O serviço prevê planejamento estratégico e ferramentas de gerenciamento do ativo de software para a implementação e gerenciamento dos mesmos, planejamento do hardware relacionado e fornecedores potenciais de aplicativos.
  • OS - Sistemas Abertos

    Análise de tendências, aplicações, arquiteturas, tecnologias e estratégias de usuários quanto a arquiteturas abertas. Lembrando que este uso tem sido apontado como uma das mais eficientes maneiras de diminuir custos em sistemas de informação.
  • ENS - Estratégias de Redes Corporativas

    Pesquisa e análise em questões-chave em sistemas de rede, cobrindo tanto fabricantes, como fornecedores de facilidades de comunicação, e ainda usuários.

    Com o convênio da ABEP, terá acesso ao material dos serviços assinados pela PROCERGS, os quais são:
    • LAC - Este serviço suporta os grupos de trabalho corporativos ou departamentais na construção de correta infra-estrutura para as aplicações de rede. O LAC examina os principais assuntos associados aos elementos de rede, incluindo sistemas de cabeamento estruturados, hubs, topologias, placas de LAN, bridges, routers, gateways, sistemas operacionais de redes e servidores, plataformas de sistemas de gerenciamento de redes. A maioria das arquiteturas-padrão de rede como TCP/IP, SNA, OSI, DECnet, XNS, IPX, AppleTalk e seus protocolos de roteamento são também cobertos em profundidade. Os serviços de LAC fornecem análises estratégicas e táticas de desenvolvimento em VTAM, NCP, NetView e outros produtos de rede IBM. Extraindo o melhor de desktop, NOS, computação de médio porte ("middleware"), modelos abertos e proprietários, LAC também provê sugestões na migração para os ambientes cliente-servidor em rede.
    • ADM (Applications Development & Management Strategies) - Analisa estratégias, tecnologias, produtos, vendedores, métodos e gerenciamento para desenvolvimento de aplicações.
    • C/S (Client/Server Logical View) - O escopo oferecido por este serviço provê uma extensa e multidimensional cobertura na questão fundamental de como alguém integra todo o poder da microinformática na arquitetura corporativa de Tecnologia de Informação, para que as organizações se tornem mais produtivas e obtenham retorno sobre seus investimentos em microinformática.

A CELEPAR percebe que o modelo tecnológico que vigorou nos anos 60/70/80 está prestes a se esgotar. Os custos da computação centralizada, e as amarras que esta computação introduz, são claramente incompatíveis com as demandas de informação descentralizada dos anos 90/2000.

A condução dos projetos atuais e de muitos outros - menores e setoriais - tem envolvido riscos, uma vez que não existem muitos métodos comprovados de estabelecer plataformas que os suportem.

De um modo específico, espera-se que os projetos da CELEPAR que envolvam tecnologia de ponta, após a contratação do Gartner Group :

  • tenham diminuída a incerteza quanto às melhores escolhas tecnológicas;
  • tenham seus valores contratuais confirmados em relação aos valores praticados no primeiro mundo;
  • evitem a adoção de soluções que já tenham se mostrado inadequadas em situações similares;
  • adotem outras filosofias de funcionamento, privilegiando enfoques inovadores e não convencionais no projeto e operação de sistemas de informação.

A CELEPAR tem investido na formação de seus técnicos (por exemplo, cursos anuais de reciclagem para analistas, programas de incentivo ao mestrado e ao doutorado), mas existem coisas, principalmente referentes a tecnologia de ponta, como estas, que a academia ainda não ensina, de tão novas que são.

Assim, a contratação destes serviços terá um efeito positivo na condução de nossos projetos, diminuindo a incerteza e aumentando a oferta de novos produtos, que podem ser agregados ao estado da arte em tecnologia de informação que nós buscamos praticar.

Há, finalmente, uma observação importante. Ao comprar estas informações, elas não serão propriedade da CELEPAR, e sim do Governo do Estado do Paraná. Nesse sentido, quaisquer acessos ou consultas de outros órgãos e/ou empresas do Governo (Secretarias, BANESTADO, COPEL, SANEFAR) serão naturalmente estimuladas e aceitas.

2. Como utilizar os serviços Gartner Group ?

Se você quiser utilizar os serviços do Gartner Group, pode consultar o material diretamente na biblioteca. Para uma pergunta específica, nos serviços que a ABEP assinou (ENS, OS e SMS), as questões devem ser formuladas em inglês e passadas para o responsável na CELEPAR por esse serviço (lista abaixo). Esse responsável vai enviar via fax e dentro de poucos dias chegará a resposta.

Serviço

Responsável

Ramal

ENS

Armando

159

OS

Macedo

334

SMS

Hugo

209

C/S

Xana

331

ADM

Danilo

423

LAC

Mayer

358

É na medida da utilização efetiva destes serviços que o nosso investimento se pagará. O Gartner Group é um investimento alto, se considerado o valor nominal. No entanto, bem utilizado, a experiência de outras empresas mostra que o retorno é imediato e o investimento é rapidamente recuperado.