Convite de Formatura em CD-ROM

Autor: Alecssander Santos Bento - KERNEL / BAMERINDUS

Os formandos de 1994 do curso de Bacharelado em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o patrocínio de três empresas, inovam e confeccionam seu convite de formatura em CD-ROM.


É a primeira vez que a iniciativa privada apoia e participa de um projeto desta natureza. A idéia surgiu do contato dos formandos com a Qualipro Sistemas de Automação Ltda, empresa que atua no desenvolvimento de software e suporte técnico, principalmente na área de automação bancária e que apoiou a idéia de imediato, patrocinando o CD-ROM. A Qualipro é parceira da PROCOMP Indústria Eletrônica Ltda. e desenvolve produtos próprios como, por exemplo, o Sistema de Automação de Ponto Qualiponto, bem como soluções para os ambientes Unix, Windows, OS/2 e MS-DOS além de prestar consultoria em Análise e Programação Orientada a Objetos.

O resultado obtido é um aplicativo em CD-ROM que contém desde a história da UFPr, até o surgimento e evolução do Curso de Bacharelado em Informática, apresentação dos 37 formandos e homenagens, totalizando aproximadamente 50 minutos de duração. Um dos recursos utilizados para a apresentação dos formandos foi um clip produzido a partir do software "Morph", o mesmo utilizado pelo cantor Michael Jackson em seu clip "Black and White".

Com o intuito de sempre apoiar a formação profissional dos alunos de informática, a Softmix Informática foi a segunda empresa a patrocinar a idéia.

Nos contatos com outras empresas, os formandos conseguiram obter a participação da Netplan Computadores e Sistemas Ltda., empresa atuante na área de CAD e Multimídia, que forneceu todo o "know-how" da nova tecnologia. A Netplan foi a primeira empresa paranaense, que já desenvolve títulos de Multimídia há 2 anos, que revende software de autoria em Multimídia como o "Authorware Professional" e o "Director", além de oferecer suporte técnico e treinamento para ambos.

A criação do CD-ROM passou por três estágios distintos: O projeto, totalmente desenvolvido por uma equipe de 10 formandos junto à Netplan; o Desenvolvimento, no qual esta mesma equipe trabalhou e a Produção, ou gravação do CD, que contou com o apoio financeiro da Qualipro e Softmix.

A equipe de desenvolvimento foi estruturada em grupos responsáveis por funções específicas para a criação do convite. Estas funções envolveram desde Coordenação e Programação até captura e tratamento de imagens, geração do efeito "Morph", locução e pesquisa da história da UFPr e do Curso de Informática, bem como levantamento e criação de todos os textos a serem utilizados no CD.

Para o desenvolvimento foi utilizado o software de autoria em Multimídia "Authorware Professional 2.0", software disponibilizado para uso nas dependências da Netplan.

O tempo total de confecção do convite foi de 3 meses, entre o final de setembro e o início de dezembro de 1994. Com o trabalho concluído foi gerado um "pré-master" (protótipo do CD-ROM), em Curitiba, sendo este enviado para a empresa em São Paulo, que reproduziu os convite definitivos. Através do "pré-master" é gerado um "master", a partir do qual é possível a reprodução em escala industrial do CD. O processo de reprodução é idêntico à gravação de CD's musicais.

O desenvolvimento do convite foi uma aula à parte, proporcionando, à equipe de formandos que participou de todo o processo, o aprendizado de uma nova tecnologia que não está presente na formação curricular do Curso de Bacharelado em Informática, mostrando que apesar da ausência de uma disciplina de Multimídia, o curso forma profissionais com grande capacidade de aprendizado para atuarem em áreas da informática que ainda são recentes, bem como estão preparados para se adaptarem a áreas que ainda estão para surgir.

Como informação técnica ainda vale a pena citar alguns dados: O custo por unidade ficou em torno de R$ 5,00, já computados IPI e frete. Cada formando recebeu em média 15 convites em CD-ROM. Se o conteúdo de cada CD-ROM fosse entregue em disquetes de 3'1/2 polegadas (1.44Mb) seriam necessários 600 disquetes por formando, totalizando 22200 disquetes para todos os formandos. Só o valor de compra de todos estes disquetes seria superior a sete vezes o valor a ser pago na gravação em CD-ROM. Estes dados vêm a demonstrar que a tendência de CD-ROM's a serem utilizados como meio de distribuição de software é cada vez mais real, sendo que CD-ROM's são mais resistentes e seguros do que disquetes, principalmente no que se refere ao fato de não serem meios de armazenamento magnéticos, que são muito suscetíveis à exposição a campos magnéticos como imãs, caixas de som e aparelhos de televisão, bem como à perda de dados por influência de estática do ambiente.

Participaram na confecção do Convite em CD-ROM os formandos: Alecssander Santos Bento, Amelym Christina Nasr, Cláudia Cristina Thamm, Marcos Komei Makishi, Sônia Yuri Adachi, Hiparco Graco Almeida Puccetti e Mauro Yukio Washimi sendo a geração do efeito Morph realizada pelos formandos: Fabiano Silva, Letícia Mara Peres e Leonardo Shiguemi Dinnouti.