Cooperação entre Estados mobiliza diretores da ABEP

A cooperação entre as entidades de tecnologia da informação visando o desenvolvimento de soluções compartilhadas nas gestões estaduais e a necessidade de uma formação mais abrangente dos gestores. Estes foram os principais enfoques de dois recentes encontros da ABEP - o de diretores técnicos e o de diretores administrativos e financeiros - o primeiro realizado em Curitiba (PR) e o segundo em Maceió (AL), ambos na primeira quinzena de maio.

O processo de cooperação, que já acontece em alguns casos, pode ocorrer através da cessão de uso de sistemas entre as entidades. A idéia, num primeiro momento, é aperfeiçoar o que já existe e aprofundar os debates em torno da criação de normas legais que orientem as ações compartilhadas. Alguns sistemas têm servido de modelo para essa discussão, como é o caso do portal de turismo desenvolvido em conjunto pelos Estados do Sul. Outro exemplo vem de Goiás, onde a Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos cedeu para o governo do Piauí seu sistema de gestão de recursos humanos. A diretora de Desenvolvimento da Celepar, Márcia Schüller, é da opinião que a adoção do software livre pelos Estados pode facilitar ainda mais essa integração. O Governo do Paraná adiantou-se a esse processo disponibilizando seus sistemas para uso de outros Estados através de uma Licença Pública Geral assinada recentemente. Por outro lado, o Governo Federal também está interessado no assunto, já que o princípio de colaboração está na base do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage). Com financiamento do Banco Mundial, esse programa está em fase de aprovação dos projetos estaduais. Sua execução deverá iniciar a partir do próximo mês.

Especialização – Outra preocupação diz respeito à gestão das entidades de tecnologia da informação. Durante encontro em Maceió, os diretores administrativos-financeiros concluíram que não basta apenas conceitos tecnológicos para o sucesso de gestão, sendo necessário agregar conhecimento em gestão de negócios, habilidades gerenciais e de relacionamento humano visando a eficácia e o aumento de produtividade.