Corel Draw

Autor: Fernando Zanardini Sbrissia


É um editor de desenhos, lançado em 1988. Decorrido três anos o software encontra-se no quarto release, versão 1.21 A Celepar adquiriu recentemente a versão 1.11.

Antes de iniciarmos a nossa conversa sobre o COREL DRAW, vamos falar sobre requisitos necessários para rodá-lo. Um IBM PCAT, PS/2 ou compatível, com DOS 3.0 ou posterior, WINDOWS, winchester, 640 k de RAM no mínimo, vídeo VGA, drive de 1.2M bytes e mouse. Nós recomendamos que a versão do Windows seja a 3.0 e o micro um 386 ou 486.

O COREL DRAW permite, mesmo que você tenha pouca inclinação artística, criar seus próprios desenhos, a partir de linhas, círculos, elipses, curvas, boxes. Podem também editar desenhos já existentes, retocá-los, aumentá-los, diminuí-los, rotacioná-los sem distorcer as imagens.

Na figura podemos ver uma tela padrão do COREL DRAW. Ela está dividida em duas janelas. A do lado esquerdo mostra os objetos como contorno. A do lado direito (esta janela pode ser ativada ou desativada com uma PF) nos dará uma idéia de como ficará o desenho, com cores e sombreados. Do lado esquerdo da tela temos as 7 ferramentas de desenhos.

A primeira é a ferramenta de seleção, utilizada como o próprio nome indica para selecionar um objeto e recolocá-lo na posição desejada. Esta ferramenta permite também rotação, alongamento, inclinação e espelhamento.

A próxima é a ferramenta de formato. Ela transforma círculos e elipses em arcos e permite que você aprimore curvas pegando pontos que são gerados pelo computador. Neste momento você pode quebrar ou juntar curvas, acrescentar pontos extras, transformar linhas em curvas e vice-versa.

A lupa é a ferramenta de Zoom. Ela permite que você utilizando uma caixa elástica aumente várias vezes o objeto ou um pedaço do objeto selecionado.

A ferramenta de desenho a mão livre permite que você crie curvas, polynes ou linhas ponto a ponto, dependendo de você clicar duas vezes ou arrastar o mouse. O lápis permite também que você trace imagens bit-mapped.

Com as outras duas ferramentas de desenho você pode desenhar quadrados, círculos e elipses.

A ferramenta de texto é muito boa, além de quase 50 tipos de letras, você pode mdificar o espacejamento entre palavras e entre linhas usando o mouse.

Só se pode entrar 256 caracteres por bloco de texto mesmo assim é possível editar o alinhamento depois que se posicionou o texto.

Além disto tudo você pode dar nova forma as letras, usando nódulos individuais, rotacionar e aparar caracteres completos.

As duas últimas ferramentas são responsáveis pelo enchimento e o contorno do objeto. O recurso de enchimento lhe dá possibilidades de : Cores Solid, Pantones ou CMYK (cyan, magenta, yellow e black), enchimentos degradês radiais ou lineares. Existem nestas duas ferramentas um suprimento grande de efeitos inigualáveis.

Não querendo estender muito o nosso papo, vejamos mais algumas das facilidades do COREL DRAW. Ele permite que se crie um efeito de máscara com dois objetos, usando o comando continue do menu Arrange. Outras ferramentas de manipulação adicional permitem o agrupamento para que eles sejam tratados como um formato.
Permite também que você duplique objetos e copie atributos de um objeto para outro.

O COREL DRAW faz tudo isto e muito mais, com duas grandes vantagens. Uma velocidade muito boa e a sua simplicidade de operação.