Custos na Produção de Software - Parte 2

(Custos de Empacotamento e Comercialização)

Autora: Sonia Maria Marques - Jornalista da ASSESPRO

A Parte 1 deste estudo expôs os "Custos de Criação" para um software de 500 linhas de Código-Fonte, com 1 só criador trabalhando durante 1 mês; considerou-se o valor do salário + encargos sociais (ou Pró-labore) como uma taxa equivalente aos custos da infra-estrutura tais como energia, instalações, comunicações, etc. É uma forma simplista, embora possa ser aproximável da real ao se aumentar ou diminuir este percentual de forma a levá-lo até ou próximo daquele que retrataria os custos de infra-estrutura detalhadamente calculados.

Em nossa terminologia o "Empacotamento" seriam todos os custos para deixar o software apto a ser comercializado e "Comercialização" todos os demais para vendê-lo. A soma dos dois seria o Custo Total.

Na produção de software não se compra matéria-prima, logo os Custos Variáveis unitários seriam pequenos, em contraposição ao de outros produtos, salvo se puder se dar um valor monetário à quantidade de "neurônios consumidos". É, desta maneira, uma produção altamente tecnologia-conhecimento-intensiva. Por dedução, os custos fixos unitários serão maiores e, assim sendo, tendem ao infinitesimal, limitado, naturalmente, à quantidade que os consumidores estariam dispostos a adquirir e à vida útil do bem. Um exemplo: um software de Agenda pouco ou nada teria a mudar durante anos; vendê-los aos milhares durante muito tempo não seria impossível. Abaixo uma demonstração com variações nas quantidades. Exemplo hipotético. (valores em R$)

Qtdes Vendidas

Custo Fixo Total

Custo Variável Total

Custo Total (Total)

RECEITA TOTAL

LUCRO TOTAL

Preço de Venda

Custo Total Unitário

Lucro Total Unitário

B

C

D

E = C + (BxD)

F

G

H

I

J

1

12,258.05

210.10

12,468.15

600.00

(11,868.15)

600.00

******

******

10

12,258.05

2,101.00

14,359.05

6,000.00

(8,359.05)

600.00

1,435.91

(835.91)

30

12,258.05

6,303.00

18,561.05

18,000.00

(561.05)

600.00

618.70

(18.70)

50

12,258.05

10,505.00

22,763.05

30,000.00

7,236.95

600.00

455.26

144.74

100

12,258.05

21,010.00

33,268.05

60,000.00

26,731.95

600.00

33.68

267.32

 

                 PONTOS DE EQUILÍBRIO EM PORCENTOS SOBRE RECEITA TOTAL - 62.88

31

12,258.05

6,605.33

18,863.38

18,863.38

0

600.00

600.00

0.00

Esta última linha retrata a situação no Ponto de Equilíbrio. Neste nível, a empresa não tem lucro nem prejuízo. Para simulações, insira novos valores em: B, C, D, H. Acima de 62,88% sobre as quantidades vendidas a firma passa a ter lucros. Os cálculos estão baseados numa quantidade de 50 unidades a vender por mês.

Em se desejando realmente fazer CUSTOS e, principalmente quando a inflação realmente diminuir, será sempre imperioso fazê-lo para situações futuras, projetadas. No passado, como a inflação era perniciosa, mas também "consertava números" dos custos e receitas e os protegia com aplicações financeiras e jogadas de marketing, costumava-se apenas levantar o Balancete e ver como estavam(!) as coisas. Os que não adotaram esta péssima prática, estarão melhor habilitados a sobreviver. Para uma projeção de vendas, é necessário um estudo de mercado e sua avaliação diária, cujos resultados ou indicadores alimentarão as decisões quanto ao preço do produto e as quantidades a produzir e, por derivação, os custos.

Não adianta fazer CUSTOS sem fazer uma PROJEÇÃO do que eles serão no ano à frente, com análises mensais e até diárias, com uma Planilha computadorizada bem feita. Aliás, é impossível sem isto e principalmente sem uma CAPACIDADE DE PRODUÇÃO previamente estabelecida para o ano com segmentação mensal, pois disto dependem vários tipos de custo: comissões, impostos, etc.

Note no quadro anterior que o Custo Unitário decresce com o aumento da produção e, ao contrário, o lucro aumenta. O Ponto de Equilíbrio se dá em 31 unidades de software produzidas/vendidas no mês, e dá lucro quando a empresa atingir o primeiro centavo acima de R$ 30.000,00. Se não dá para vender as 31 unidades, restam algumas análises visando diminuir os Custos Fixos principalmente, para diminuir o preço e ao mesmo tempo aumentar as quantidades, pois aumentar o Preço como se fazia, com a inflação diária, achamos que não vai dar mais!

O quadro anexo detalha os variados tipos de custos (ou despesas como alguns chamam erroneamente) e, ainda melhor seria, que cada item isolado destes tipos fossem uma planilha a qual seria "linkada" ou, sem computador, fosse consolida num resumo e apresentando os percentuais, desde que estes são os principais e mais rápidos elementos para as análises. Note, no quadro anexo também, que os CUSTOS DE CRIAÇÃO retratam apenas uma amortização ao longo de mais ou menos 60 meses (1,65% ao mês). Se com os Upgrades passar deste prazo de 5 anos, melhor pois seria já uma importante redução de custos. O custo de Código-Fonte de Upgrades deveria ser calculado da mesma maneira que o Código-Fonte original e, para melhor análise, anexado como uma nova rubrica nos Custos de Criação; quase como um produto novo diferente. (Calcule 1,65% sobre os CUSTOS DE CRIAÇÃO deste "novo" produto). No Ativo Intangível seria o custo do Upgrade agregado ao original. Aliás, deveria esta rubrica ser Ativo Tangível!!

Obs.: Estimou-se 4 software com 30.000 linhas de código-fonte, cujo Custo de Criação Total apresentou o valor monetário de R$ 120.000,00.

A depreciação pode baixar um pouco, pois nem todos os itens do investimento são depreciáveis a 10% como feito acima.

A Remuneração do Investimento Total é já um "Lucro Legal", estimada em 12% ao ano e não é dedutível do Imposto de Renda: é LUCRO. Em alguns países altamente competitivos esta margem de 1% ao mês tem sido suficiente como Lucro; aqui é irrisória. Desta maneira a parcela de Lucro apresentada neste quadro de 24.12% subiria mais.

Para não haver bi-depreciação diminui-se, para este efeito, o valor do CÓDIGO-FONTE dos INVESTIMENTOS TOTAIS. Note que o tipo de negócio é altamente intensivo-conhecimento-neurônios: o Investimento no Código-Fonte chega a 75% dos Investimentos Totais. Os 30% do Imposto de Renda sobre o Lucro Anual à disposição dos sócios passaram a ser mais um custo, apresentado num quadro Resumo Final; isto decresceria o percentual dos 24,12% acima citado para algo em torno de mais ou menos uns 15% de Lucro Final Palpável.

PRODUÇÃO ANUAL

                  600 Unids.

PRODUÇÃO MENSAL

                    50 Unids.

CUSTOS TOTAIS

22.763.30

75.88

INVESTIMENTO TOTAL

160.000.00

100.00

RECEITA TOTAL

30.000.00

100.00

CÓDIGOS-FONTE

120.000.00

75.00

LUCRO TOTAL

7.236.70

24.12

PONTO DE EQUILÍBRIO

31

62.88

 

ITENS

R$

%

ITENS

R$

%

CUSTOS FIXOS

12.258.05

40.86

CUSTOS VARIÁVEIS

10.505.25

35.018

Salários                            3

1.200.00

4.00

Salários                          2

1.000.00

3.333

Enc. Sociais (%)       132.00

1.584.00

5.28

Enc. Sociais (%)     132.00

1.320.00

4.400

Pro-Labore                        1

500.00

1.67

Disquetes                   110

165.00

0.550

Enc. Sociais (%)         20.00

100.00

0.33

Energia Verba

50.00

0.167

Aluguéis-Imóveis                1

160.00

0.53

Água Verba

5.00

0.017

Aluguéis-Outros                 1

80.00

0.27

Embalagem Verba

500.00

1.667

IPTU

3.00

0.01

Manuais                  2.350

2.000.00

6.667

Água+Esgoto

2.00

0.01

Desp. Vendas

   

Luz

12.00

0.04

Comissão (%)            5.00

1.500.00

5.000

Comunicações          980.00

   

Folhetos                      50

250.00

0.833

Telefone

900.00

3.00

Vgns. de Vendas Verba

500.00

1.667

Fax

50.00

0.17

Outro Verba

100.00

0.333

Telex

   

Desps. Bancárias   720.00

   

Vídeotexto

10.00

0.03

Desconto Dupl. (%)        2

480.00

1.600

Renpac

   

Correção

   

Correios

20.00

0.07

Cobrança (%)                 1

240.00

0.800

Conserv. & Limpeza

60.00

0.20

Desps. Fiscais       795.00

   

Honorários de Terceiros

900.00

3.00

Débito

   

Seguros                       1.00

1.600.00

5.33

Crédito

   

Desps. Escritório

60.00

0.20

A pagar ICMS*

   

Desps. Viagens                 2

500.00

1.67

PIS (%)                          2

600.00

2.000

Transportes Administ.

20.00

0.07

Cofins (%) 0.65

195.00

0.650

CUSTOS CRIAÇÃO 1.65

1.980.00

6.60

Publicidade (%)              3

900.00

3.000

Depreciações

333.33

1.11

Suporte

200.00

0.667

Remuner. Invest. Total

1.600.00

5.33

......................

   

Eventuais & Diversos (%) 5.00

583.72

1.95

Event. & Diversos (%) 5.00

500.25

1.668