Definições para Cartografia e Geoprocessamento no Paraná

Ações Gerais

Contemplar a utilização de tecnologias de Geoprocessamento com um Enfoque Sistêmico, ou seja, sempre integradas no contexto de Sistemas de Informação, desde seu planejamento, integrado aos Planos Setoriais de Informática, até sua implementação física. Tais Sistemas de Informação deverão, assim, criar e manter Bases de Dados Descentralizadas, chamadas Bases de Dados Geográficos Setoriais. Cada Instituição Estadual deve gerar os tipos de dados compatíveis com sua Missão Organizacional. As soluções implantadas setorialmente poderão ser diversas, conforme as necessidades específicas de funcionalidade, desde que respeitados requisitos mínimos que permitam a integração e o intercâmbio de Dados Geográficos entre as diferentes Instituições Estaduais.

Implementar um Sistema de Informações Cartográficas Oficiais do Estado do Paraná - SICOPAR, que organize e dissemine os Dados Cartográficos de interesse geral das Institiuições Estaduais. Tais dados, chamados de Base de Dados SICOPAR, seriam:

• Dados Cartográficos Básicos, compreendendo:
    • cartografia sistemática;
    • restituições fotogramétricas específicas;
    • imagens digitais (satélite, fotografia digital, ortofoto digital, etc.).
  • Dados Geodésicos:
    • Rede Geodésica do Estado;
    • Vértices Específicos.
  • Dados Geográficos Básicos, tais como:
    • Mapa Político-Administrativo Estadual;
    • Mapas Político-Administra-tivos Municipais;
    • Atlas Digital do Paraná;
    • Mapas Índices;
    • Divisas Municipais.

Deverá haver mecanismos de disseminação de tais dados para utilização por todas as Instituições Estaduais que os necessitarem, quer para uso direto, quer como parte dos dados necessários para seus Sistemas de Informação Geográfica.

• Elaborar, implementar e manter um Plano Cartográfico do Estado do Paraná, que preveja, prioritariamente:
    • um Plano de Alimentação da Base de Dados SICOPAR, que leve em conta as principais necessidades hoje existentes. Esse Plano de Alimentação deverá propor o método de obtenção de dados mais adequado para cada combinação de Área Geográfica, Escala e Grupo de Entidades, decidindo-se entre:
      • convênios com Órgãos Federais;
      • contratação de produtos cartográficos digitais;
      • digitalização de material analógico existente.

• Implementar um Catálogo de Dados Geográficos - CDGEO, prevendo dados sobre os mesmos, tais como:
    • Nome e descrição das Entidades;
    • Atributos, com nome, conceito, formato, método de obtenção, fonte, base onde está localizado, processo de consistência e nível de acesso;
    • Características físicas de implementação.

• Implantar um mecanismo de Intercâmbio dos Dados Geográficos entre as diferentes Instituições Estaduais, através da manutenção de uma Cópia Centralizada dos Dados Geográficos Setoriais, sofrendo atualizações a partir de históricos de atualização gerados setorialmente. Tal Cópia deverá ser em formato padrão a ser definido, independente de produtos comerciais, dando-se preferência à adoção de padrões internacionais em formação, tipo OpenGIS ou SDTS.

Ações na Celepar

• Adequar o roteiro metodológico do Plano Setorial de Informática - PSI -para planejar a utilização de tecnologias de Geoprocessamento de forma integrada aos Sistemas de Informação.
  • Revisar os PSIs conforme o roteiro já adequado, para que enfoquem, de forma integrada ao corpo do plano, a utilização de tecnologias de Geoprocessamento.
  • Elaborar um conjunto mínimo de requisitos para especificação e licitação de serviços e produtos de Geoprocessamento, contemplando o intercâmbio e a necessidade de históricos de atualização.
  • Elaborar projeto conceitual e lógico do SICOPAR.
  • Elaborar e implementar o Projeto Físico do SICOPAR, ficando como responsável pelo armazenamento e disseminação da Base de Dados correspondente.
  • Exercer o controle de qualidade, do ponto de vista de informatização sobre os Dados a serem introduzidos na Base de Dados SICOPAR, baseando-se nas normas e padrões de qualidade estabelecidos por Comissão ou Câmara Técnica designada pelo CEI.
  • Disponibilizar um parque de equipamentos para execução de parte do Plano de Alimentação da Base de Dados SICOPAR.
  • Elaborar projeto, implementar e disponibilizar o CDGEO.
  • Pesquisar e propor o formato padrão para intercâmbio dos Dados Geográficos Setoriais entre as Instituições Estaduais.
  • Manter uma cópia dos Dados Geográficos Setoriais, no formato padrão estabelecido, de modo a disseminar tais dados e suas atualizações, evitando a necessidade de que algumas Instituições Estaduais tenham que se interligar a várias outras para receber dados geográficos de sua necessidade, podendo ter apenas um ponto de contato.