A Democratização da Informação

Escrito por Marcelo Fermann Guimarães

A senha para o acesso às mais variadas informações é WWW - World Wide Web.

Não é de hoje que a tecnologia Internet vem alterando o dia-a-dia de todos nós. Hoje não se pode mais esquecer que convivemos numa aldeia global, recebendo e-mail, conversando via IRC-Internet Relay Chat e fazendo transferências de arquivos de algum lugar do mundo para o nosso computador através do FTP - File Transfer Protocol.

Alguns não se utilizam ainda dos recursos disponíveis, mas, aqueles que não fazem parte do pequeno grupo de pessoas que tem acesso à Internet no Brasil ( estima-se em torno de 1 milhão de pessoas* ), não devem se preocupar pois, muito em breve, estarão recebendo um e-mail, ou pesquisarão sobre algum assunto tranquilamente sem sair da frente do computador, ou terão acesso as últimas notícias "on-line" - é só uma questão de tempo.

No Paraná, a Internet vem se consolidando gradativamente e consistentemente. Hoje os serviços oferecidos vão desde consultas a programação cultural de teatros e museus, reclamações e informações sobre serviços do Estado, pesquisas à várias bibliotecas locais, visitas a museus virtuais até informações locais atualizadas.

A CELEPAR vem atuando com intensidade nessa área sendo agente impulsionador de serviços de acesso e informações na Internet para 84 órgãos da administração estadual, 30 prefeituras e associações de município do interior, e provendo acesso a mais de 1100 funcionários estaduais a rede mundial.

Em 1997, muito mais serviços virão a ser implementados, sempre tendo em vista a facilidade de acesso às informações e a simplificação de processos beneficiando o cidadão.

Fonte:

Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT

http://www.pr.gov.br/celepar/seec/programa/index.html

http://www.celepar.br/celepar/cidadao.html

http://www.pr.gov.br/celepar/celepar/biblio/pesqui.html

http://www.dopovo.com