Desafios dos Bancos de Dados Distribuídos

Autor: Carlos Alberto Sowek - DITEC-D

Além do núcleo da tecnologia, é preciso considerar uma série de outros fatores coadjuvantes na implantação de um banco de dados distribuído. Esses desafios englobam questões tão diversas quanto a superação das limitações da tecnologia de suporte, a compatibilidade entre produtos, a solução de problemas em sistemas de múltiplos fornecedores e a sobrevivência ao choque cultural.

O desafio n. 1 é fazer com que cada componente se conecte a todos os outros. Redes de comunicações, tanto LANs quanto WANs são os elos mais fracos da corrente. Conexões entre instalações remotas são freqüentemente lentas e dispendiosas, problemas com protocolos de rede, largura de faixa de WAN, gerenciamento de rede e diferenças entre as culturas de LAN e de WAN combinam-se para fazer da implementação dessa parte do esquema distribuído uma verdadeira provação.

O desafio n. 2 é superar a limitada padronização entre produtos de banco de dados. Muitos fornecedores portaram seu software para rodar em uma variedade de plataformas heterogêneas de hardware e sistemas operacionais. No entanto, caso não se esteja trabalhando com uma solução de um único fornecedor, a implementação distribuída toma-se um sério problema. Outro problema é que muitos produtos de banco de dados seguem diferentes modelos ocasionando problemas no acesso aos dados e na tradução de consultas.

O desafio n. 3 é sobreviver ao choque cultural. Tradicionalmente usuários de mainframe, minicomputadores e PC não se misturam. O mesmo pode ser dito de usuários de LAN e WAN. Eles não usam recursos da mesma maneira, não encaram os problemas da mesma forma e nem sequer falam a mesma língua.

O desafio n. 4 é a solução de problemas em um banco de dados distribuído. No mínimo dos mínimos ele lida com dois processos computacionais, dois sistemas operacionais, dois produtos de DBMs, uma rede de comunicações e um banco de dados completo e com aplicativos. Problemas podem ocorrer em qualquer ponto, ou numa combinação deles. É desnecessário dizer que os problemas potenciais aumentam numa taxa exponencial à medida que aumenta o número de instalações.

Resumo de artigo publicado no periódico BYTE, v.3, n-7, p. 50, julho de 1994.