Desenhando DERS no MYSQL

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

 

Ainda continuando a sina de quem vai se aventurar no MySQL, segue mais uma dica.

Na hora de documentar o banco de dados, chegou o momento de desenhar o Diagrama de Entidades e Relacionamento. É aquele desenho onde cada tabela do arquivo vira uma entidade, contendo dentro os atributos, com as informações de chaves primária e estrangeira, e as ligações entre as entidades.

É um mapa importante. Na minha opinião esse diagrama é a documentação de um sistema, pelo menos dos sistemas comerciais, que é o nosso caso aqui na Celepar.

Só que é uma chatice desenhar a lápis e borracha esse diagrama. Pior! Nada garante que o desenho de fato corresponda aos itens que foram definidos lá no Banco de Dados. Como eu já vi um monte desses desenhos produzidos automaticamente, começou a busca, dentro da Internet, de ferramentas que fizessem o desenho.

Para minha surpresa, a busca demorou menos de 1 hora, com instalações de software e correção daqueles erros boçais que a gente (eu pelo menos) sempre comete quando está usando um negócio novo, que não conhece.

O software que eu achei chama-se Case Studio, e não é livre. É um shareware que custa mais de 200 dólares a licença (seja como for é muito menos do que os softwares proprietários que tem por aí). Na sua versão demo, aquela que você baixa na Internet sem pagar nada, permite diversas coisas, entre elas gerar o desenho.
O software não é para desenho, ele serve como CAD (Computer aided development), isto é, usando-o a gente projeta o software e ao final ele poderá ou não gerar o banco de dados.

Neste meu caso, o banco de dados já existia, já fora depurado, e agora a preocupação era apenas documentá-lo.

Baixado o software (<http://www.casestudio.com/>) e devidamente instalado na máquina, é hora de executar um comando nele embutido chamado engenharia reversa, que permite ler um arquivo já existente e documentá-lo.

Precisei baixar um drive de ODBC para o MySQL; basta ir no site do MySql (<http://dev.mysql.com/downloads/connector/odbc/3.51.html>), baixar e instalar o ODBC. Para fazer isso, depois de instalar o drive, há que se ir (no windows) em Iniciar - Configurações - Painel de Controle - Ferramentas administrativas - Fontes de Dados (ODBC). Aqui, cria-se uma entrada para o arquivo MySQL que se quer documentar.

Voltando ao Case Studio, chama-se o comando de engenharia reversa, e escolhe-se a fonte de dados ODBC que acabou de ser criada. Escolhem-se as tabelas que se quer documentar e ... voílà, eis o diagrama.