Desenvolvimento de Aplicações Notes

Autora: Maria Teresa Rodrigues Pahl - DITEC-F - Ramal 439

A CELEPAR vem usando já há alguns meses o Lotus-Notes em suas instalações e de seus clientes. No início, como tudo é novo e exige algum esforço para ser incorporado, os funcionários tiveram resistências, mas hoje o Correio Eletrônico do Lotus-Notes é uma ferramenta imprescindível para o trabalho diário da Empresa e vem se firmando cada vez mais nos clientes.

No início foi utilizado basicamente o Correio, evoluindo-se mais tarde para os quadros de avisos (conhecidos como QA) e lista telefônica. Mas o software é muito mais que isto!

Hoje já estamos desenvolvendo aplicações (isto mesmo! Aplicações ou sistemas como preferirem) com uma facilidade impressionante, usando os recursos que o software nos oferece. Antes tínhamos o Notes 3 que era pobre em facilidades gráficas, mas com a evolução para o Notes 4, temos recursos similares a qualquer linguagem for Windows (cores, fundos, tipos de letras variáveis, ícones, imagens, etc.).

Os sistemas que temos desenvolvido poderiam ser escritos em qualquer outra linguagem conhecida. Mas o Notes traz uma vantagem que nenhuma das outras apresenta: a facilidade de implementar fluxo de informações de forma automática, e todos os que já desenvolveram sistemas que exigem o controle da passagem de informações entre pessoas, órgãos ou setores, sabem o quanto trabalho isto acarreta, exigindo um número imenso de linhas de código somente nos controles. Além de tudo, ainda tem a vantagem da assinatura eletrônica que garante a procedência da informação.

Agora imagine o Notes fazendo isto automaticamente, o que sobra para fazermos? A melhor parte que é a lógica da aplicação propriamente dita e a felicidade de entregarmos o produto a nossos clientes de forma rápida e segura, e nem precisamos contar a ele que foi fácil fazer!

Características Importantes do Notes Para o Desenvolvimento de Aplicações:

  • é cliente/servidor de forma nativa, ou seja, não necessita esforço algum para a implementação;
  • segurança de acesso;
  • implementa work-flow (fluxo de dados) automaticamente;
  • permite pesquisa de dados textual;
  • publicação automática de páginas Notes na Internet;
  • possibilidade de atualização de bases via Internet;
  • acesso a SGDB (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados);
  • banco de dados próprio sem limite de número de registros (o limite é definido pela capacidade do servidor);
  • o Notes liga usuários de plataformas diversas (Macintosh, Unix, Windows e OS2) e
  • facilidades de treinamento pela implementação de interface padrão.

Quando Pensar em Aplicações Notes:

  • quando precisar distribuição de dados, lembrar que todos os Órgãos do Estado, Prefeituras, Escolas, etc. terão Notes/Internet;
  • quando exigir fluxo de dados entre setores, órgãos, etc.;
  • para aplicações pequenas, médias ou grandes. Não tem limite;
  • entrada de dados remota para sistemas centralizados;
  • para criar novas "caras" em sistemas velhos; · aplicações que necessitam a publicação de dados na Intenet e
  • importação e exportação de dados.

Os Poréns:

  • Notes não é um sistema de BD em tempo real;
  • não é planilha de cálculos e
  • é banco de dados textual.

Alguns Exemplos de Aplicações Desenvolvidas:

Controle de Materiais: Consiste em um aplicativo em que através de um formulário Notes o usuário faz a requisição dos materiais e quantidades desejadas, consistindo em tabelas se existe o material e se o usuário tem autorização para requerê-lo, o sistema automaticamente completa dados do usuário e setor, encaminha à sua chefia imediata para autorização e depois ao setor de materiais.

Clipping Eletrônico: Armazenamento e disponibilização para consulta, de todas as Matérias jornalísticas veiculadas nos meios de Comunicação sobre o Governo do Estado e seu Órgãos. As matérias são "scaneadas" recebem um tratamento das imagens e são disponibilizadas nas Bases de Dados Notes para serem acessadas por todos os interessados via Notes ou Internet.

RIC - Reconhecimento e Identificação de Criminosos: Sistema em fase de protótipo que visa permitir a identificação visual de criminosos procurados pela Polícia do Estado. A idéia é cadastrar em Notes e em outros bancos de dados (Adabas, Sybase, etc.) as informações sobre os criminosos procurados (dados e imagens), "scanear" mandados de prisão e fichas completas de forma que em qualquer local do estado, país ou mesmo no exterior, quando for preso um suspeito possa se verificar se ele é procurado pelo Paraná. As pesquisas às bases são facilitadas pela característica do Notes em categorizar por qualquer campo de informação. Por exemplo: algumas categorias que podem ser usadas são: cor dos olhos, pele e cabelos, cicatrizes e tatuagens, etc. A identificação quase que exata é obtida pela comparação datiloscópica das impressões digitais do suspeito com a imagem das impressões digitais armazenadas. Quando a pesquisa é realizada o Notes busca nas Bases (Notes ou outras quaisquer) os dados, formatando uma página, com dados e imagens, e a disponibiliza tanto para ser vista por meio do Notes como pela Internet.

Conclusão:

Como pode ter sido visto, o Notes é uma ferramenta muito poderosa que deve ser lembrada sempre que pensamos em desenvolvimento, reengenharia ou mesmo manutenção de sistemas. Devemos pensar no Notes como uma ferramenta completa, ou em alguns casos somente como mais uma, que aliada a outras pode trazer ganhos de qualidade e operacionalidade nas aplicações.