Desenvolvimento de Aplicações que Acessam Mainframe

Autor: Winfried Helmuth Schumann - DITEC-E - Ramal 395

Há alguns anos se falava muito em downsizing e aplicações em ambiente gráfico. Houve muitas dúvidas a respeito do futuro do Mainframe e muita euforia com relação às máquinas RISC. Hoje, depois de várias experiências positivas e negativas, o Mainframe mantém a sólida posição de bom prestador de serviços. No entanto seus terminais continuam apresentando uma interface textual que não agrada mais boa parte dos usuários. Já não se imagina mais novos sistemas que não tenham interface gráfica e amigável.

Enquanto as máquinas RISC e PC não atingem os níveis de segurança e desempenho dos Mainframe, optou-se por uma alternativa bastante interessante: o desenvolvimento de aplicações em micro, ambiente Windows, acessando o Mainframe como servidor de dados. Para colocar isso em prática, a Celepar adquiriu um pacote de software’s para Unix e Mainframe que inclui o "MDI Database Gateway for MVS", que todos chamam abreviadamente de "DBGateway". Esta solução permite que os dados em Adabas sejam acessados como em um SGBDR (sistema gerenciador de banco de dados relacional) comum, através de comandos SQL comuns ("select", "insert", "update", etc.), ou chamando diretamente rotinas em Natural que efetuem a busca dos dados no Adabas.

Para se usar este pacote é preciso observar alguns pré-requisitos. A máquina cliente deve ter Windows 3.11 ou superior, protocolo de comunicação TCP/IP (da Microsoft, ou PCTCP, entre outros) e Open Client Sybase.

O funcionamento da solução é basicamente o seguinte:

A aplicação em Windows através de API´s (bibliotecas de funções, no caso de terem sido desenvolvidas em SQLWindows) ou via ODBC (no caso de aplicações em Visual Basic ou Access, por exemplo) acessa o Open Client Sybase. Este, via TCP/IP, comunica- se com o servidor Unix efetuando conexão ou com o Sybase ou com o DBGateway. O DBGateway, então, simula um servidor relacional, entendendo comandos SQL (ou chamadas ao Natural) e devolvendo os dados obtidos no Adabas. Caso a aplicação em Windows utilize rotinas Natural, o DBGateway chama o Access Server no Mainframe, que através do Natural acessa o Adabas e retorna os dados para o DBGateway, que, por sua vez, retorna-os para a aplicação. Caso seja dado um comando SQL, o DBGateway chama o Access Server e este dispara um processo no Infohub, transformando aquele comando SQL em comandos básicos do Adabas. Um detalhe importante: o caminho contrário também é possível, ou seja, do Mainframe pode-se acessar os dados em Unix.