Dez anos do Bate Byte

Autor: Danilo Scalet - Diretor Técnico

Comemoramos nesta edição o décimo aniversário do Bate Byte. Uma publicação que vem retratando a evolução dos estágios da tecnologia da informação, com uma peculiaridade, à medida que traz os impactos do uso da tecnologia na administração pública estadual, pois a maior parte dos artigos é escrita por técnicos da CELEPAR. Neste último ano vários artigos têm representado a forte influência da Internet na sociedade e na economia. Os tópicos tratados contemplaram a Internet nos seus aspectos de infra-estrutura de apoio, tecnologia de desenvolvimento de software e casos de sucesso na administração pública.

Um exercício interessante seria a projeção do que estará tratando o editorial comemorativo do décimo primeiro aniversário do Bate Byte, diante das enormes perspectivas que se apresentam para o próximo ano. Qual será a influência da tecnologia da informação na administração pública neste período de um ano? A tecnologia disponível está modificando a maneira com que as empresas têm que tratar seus negócios, seja na forma de adquirir seus insumos, comercializar seus produtos e serviços e se relacionar com seus clientes, parceiros e até mesmo concorrentes. Não se trata de alguma estratégia de marketing para demonstrar imagem de "modernidade", mas é pura questão de sobrevivência. Algumas empresas estão sucumbindo, enquanto que surgem novos agentes no mercado, já etiquetados como "empresas da nova economia". Qual a capacidade da Administração Pública em se adaptar a esta "onda"? Como os provedores de soluções de tecnologia da informação para a Administração Pública (por exemplo a CELEPAR) irão fornecer alternativas ajustadas a esta nova conjuntura?

O cenário indica que o novo relacionamento estabelecido entre empresas, e destas com os seus clientes (que também são cidadãos clientes do Estado), tende a gerar uma enorme pressão por repactuar a forma de relacionamento destes entes com a Administração Pública, nos seus níveis municipal, estadual e federal. Este novo tipo de interação deve modificar tanto os mecanismos de pagamento de taxas e tributos, quanto a contrapartida do Estado na prestação de serviços e na sua atuação como entidade reguladora na sociedade. O efeito desta "revolução" não será apenas no uso de tecnologia. Com certeza, impactará os processos atualmente adotados e, oxalá, a forma de relacionamento das várias esferas e níveis dos poderes público. Talvez os efeitos mais sensíveis levem um pouco mais do que um ano para serem observados mas, sejamos otimistas, os resultados serão muito positivos.