Dicas MS-OFFICE

Autor: Paulo Alcion de Oliveira - DITEC - E


Estava verificando quais as opções do WORD 6.0 em termos de objetos que podem ser inseridos em textos, quando deparei com uma opção que não conhecia, ou seja, o MICROSOFT ORGANIZATION CHART 1.0 (Opção: Inserir Objeto).

Por curiosidade, cliquei a opção e para minha surpresa, surgiu um editor completo para construção de Estruturas Organizacionais.

Este editor permite a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de todos os níveis hierárquicos da organização, alinhando automaticamente todas as caixas. Cada caixa disponibiliza espaço para o cadastramento do Nome do Titular, o Nome/Sigla da Área e duas linhas de comentários. Cabe ressaltar que os comentários não aparecem no desenho final das caixas, sendo recomendada a utilização para cadastramento de endereço e telefone/fax. Inclusive o tamanho das caixas é definido automaticamente pelo tamanho do maior nome/área, gerando uma estrutura perfeita em termos estéticos.

Na verdade é um editor completo, com diferentes formas de agrupamento dos níveis, possibilidade de edição dos níveis, fontes e cores de caracteres, alinhamento, tipos de caixas, zooms, além de possibilitar o ajuste do tamanho do quadro no retorno ao documento origem.

Demonstrada para alguns técnicos que desenvolvem Planos Setoriais, esta aplicação mostrou-se uma ferramenta bastante útil, sentindo-se que valeria a pena o repasse da experiência.

Uma idéia seria que todas as estruturas organizacionais de nossos clientes, além da nossa própria, ficassem em uma única área da rede e sob a responsabilidade de uma única área (sugere-se a GAC). Esta providência permitiria termos uma visão geral, além de permitir a reutilização por quem precise.

Considera-se que esta experiência possa ser útil no nosso trabalho, sentindo-se que muitas outras possam ser repassadas. Seria interessante que todos que tivessem alguma experiência ou idéia escrevessem um pequeno artigo e enviassem ao Bate Byte. Que tal a criação de uma sessão de DICAS MS-OFFICE?



Exemplo 1 - Estrutura montada no objeto.