Dicas da GPA - Gerência de Planejamento e Avaliação

Autor: Cleto João Stival



Abrindo um projeto usando MODELO MS-Project permite uma grande variedade de opções em termos de apresentação e resultados. Por isso, é necessário "customizar" o ambiente para facilitar o uso do software e para obter a desejada padronização no âmbito da CELEPAR, em termos de relatórios, apresentação de cronogramas e uso de pool de recursos, bem como para propiciar a obtenção de indicadores, séries históricas e demais parâmetros homogêneos que venham facilitar a análise e comparações.

Assim sendo, foram elaborados modelos "customizados" de acordo com padrões estabelecidos e os requisitos necessários para uma visão corporativa dos projetos.

Sempre Cadastre seu Projeto a Partir de um Modelo

O seu uso, além das vantagens citadas, facilita a operação do software, pois basta selecionar o modelo mais adequado ao seu caso e escolher ou adaptar as tarefas de seu interesse, bem como acrescentar outras, específicas do seu projeto.

Os modelos, formam um tipo específico de arquivo no MS-Project (extensão .MPT), chamados templates, com as características mais comuns ou padrões que devem ser considerados na elaboração de um projeto, mantendo, ainda, relação direta com os Roteiros componentes da MDS-CELEPAR.

Os templates são arquivados no mesmo subdiretório destinado aos projetos da CELEPAR ("K:")

Como Escolher um Modelo

* no menu principal, escolher as opções File e Open e na janela que surge, selecionar o subdiretório do MS-Project "K:":



* na parte esquerda da janela, são listados os arquivos de templates (.mpt);
* selecionar um, adequado ao seu projeto;
* teclar Ok.
* na janela que aparecerá, escolher a opção Read Only.



Salvar o Novo Arquivo

No Menu principal, escolher File/Save as ..., para nomear e salvar.

Importante: apesar do uso de Templates, não esquecer de preencher o "Summary Info" (no Menu Principal) com dados do cliente, nome do projeto, do técnico responsável e as características do projeto, como: objetivo, benefícios e solução adotada.