Direto possibilita e-mail para todos os servidores do Estado

Autora: Helen Cristina Carcereri

 

A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está implantando o Direto como correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços. O Direto é uma ferramenta de correio, agenda e catálogo, com acesso pela Internet, desenvolvido em software livre e, por isso, possui flexibilidade de aperfeiçoamento. Tem como característica principal ser um software de baixo custo e deverá ser usado em grande escala para comunicação entre os diversos órgãos do Governo do Estado.

O usuário deste serviço, conectado à Internet, pode acessar seus compromissos e mensagens de qualquer lugar, sem precisar fazer nenhum download ou instalar um programa específico, utilizando apenas o seu navegador.

A Celepar estabeleceu uma parceria para a transferência da tecnologia com a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul - PROCERGS, que é a desenvolvedora inicial deste projeto. A Celepar passa a ser também uma desenvolvedora do projeto, somando esforços para acelerar a evolução de novas versões, implementando novas funcionalidades ao produto de forma cooperada.

A meta da Celepar para este ano é utilizar o Direto para as novas caixas postais de correio eletrônico, estimulando as substituições do Notes para quem apenas o utiliza como ferramenta de correio. Com relação ao desenvolvimento de novas aplicações em Notes, onde a tecnologia trouxer ganhos, estas deverão ser construídas para acesso via Web. Para 2004, a meta é tornar o Direto o padrão de comunicação corporativa do Governo do Paraná.

A Divisão de Implementação de Serviços de Rede (DISER) é a responsável pela implementação deste projeto na Celepar. Segundo o coordenador da área, Odemir Bara, alguns órgãos já estão iniciando a utilização deste novo serviço de Correio Eletrônico e Agenda, como é o caso da Secretaria do Estado da Educação (SEED), que tem 100 usuários. Outros órgãos como Prefeituras, Rede de Televisão Educativa (RTVE) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão em fase de implementação. Além disso, estão iniciando testes para utilização do produto a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), Secretaria de Planejamento (SEPL), Secretaria de Abastecimento (SEAB), Procuradoria Geral do Estado (PGE) entre outras.

Odemir adiantou que a partir do início de Julho, a SEED irá expandir a utilização deste serviço, em torno de 100 usuários por dia para atender a demanda dos professores do Estado. Para ele, este projeto reduz o custo para a empresa e possibilita a inclusão digital. “Atualmente apenas 12000 pessoas no Estado tem acesso à ferramenta Notes. Com esta nova solução, desenvolvida em software livre, haverá a possibilidade de expandir e esse número, incluindo mais pessoas com acesso a esse serviço, podendo se chegar a um e-mail para cada funcionário do Governo”, disse.

O Direto também está sendo analisado para ser implementado na Copel, Sanepar, Cohapar e na binacional Itaipu, empresas que, junto com a Celepar fazem parte do movimento Software Livre Paraná.