Duas palavras mágicas: voluntariado e parceria

Autores: Eloir José Sbalqueiro - ASCOM 

 Antonio Carlos Renaud Schimaleski - GRH

O Projeto Informática na Comunidade nasceu do trabalho voluntário dos funcionários da CELEPAR e conta com o apoio decisivo de empresas que apoiam a iniciativa de repartir com a sociedade o nosso maior bem: o conhecimento em informática

INÍCIO

A Companhia de Informática do Paraná é uma empresa com 36 anos.

Vamos retornar um pouco no tempo.

Quando das comemorações dos seus 30 anos, a CELEPAR presenteou a população trazendo para um concerto público na Boca Maldita, em Curitiba, o pianista Arthur Moreira Lima. Ele e a Orquestra Filarmônica Juvenil da Universidade Federal do Paraná - UFPR deram um verdadeiro espetáculo. Para tanto, utilizamos a Lei de Incentivo à Cultura do Município de Curitiba.

Cinco anos se passaram.

Em 1999, a empresa resolveu marcar de forma diferente os 35 anos. A grande pergunta era: como? Reunião daqui, reunião dali, até que se chegou a uma conclusão: vamos fazer um trabalho voluntário.

Muito bem! O primeiro passo estava dado. O seguinte foi definir em que direção andaríamos. Entre as várias opções apresentadas, a escola foi a escolhida. A CELEPAR é uma empresa do Governo do Paraná, então nada mais justo que voltássemos o nosso trabalho para as escolas da rede estadual de ensino.

A partir daí se iniciou uma nova discussão. Uns queriam pintar a escola, outros arrumar a fiação elétrica e tinha o pessoal que estava se preparando para trabalhar na cozinha e fazer a merenda da garotada.

Epa! Deu um clic. No que nós somos bons? O que a CELEPAR tem de melhor para repartir com a sociedade?

Veio a luz: INFORMÁTICA!

Assim nasceu, em outubro de 1999, com total apoio da diretoria, o Projeto CELEPAR na Comunidade.

O nosso primeiro contato foi com a Secretaria de Estado da Educação que prontamente comprou a idéia e, através do Núcleo Regional, indicou as escolas participantes do projeto. Estava estabelecida a primeira parceria: CELEPAR e SEED.

Durante quatro semanas, quatro colégios da rede estadual de ensino receberem treinamento básico em informática e Internet.

Como era o dia na CELEPAR?

  • 7h15 - Um ônibus cedido pela URBS pegava os estudantes na escola. No ônibus já estava um funcionário da CELEPAR com as camisetas do projeto.

 

  • 8h00 - Recepção na CELEPAR. A diretoria falava da satisfação em receber os alunos, 40 por dia.

 

  • 8h15 - Visita às instalações da CELEPAR.

 

  • 9h00 - Café da manhã na Fundação CELEPAR.

 

  • 9h15 - Início do treinamento no laboratório.

 

  • 12h00 - Almoço na Fundação CELEPAR.

 

  • 13h00 - Reinicio dos trabalhos no laboratório.

 

  • 15h30 - Café na Fundação CELEPAR .

 

  • 16h00 - Continuidade dos trabalhos no laboratório.

 

  • 17h00 - Ônibus leva os alunos de volta à escola.

Foi montado na CELEPAR um laboratório de informática especialmente para o projeto. Com 20 microcomputadores atendemos 40 alunos/dia.

 

PARCERIAS

  • Positivo Informática cedeu 22 computadores (20 na CELEPAR e 2 nas escolas).

 

  • Telepar liberou as linhas acesso dedicado entre CELEPAR e escolas.

 

  • GW Informática forneceu as camisetas do projeto.

 

  • URBS fez o leva e traz com os ônibus.

 

  • Fundação CELEPAR garantiu o estômago do pessoal com o café da manhã, almoço e lanche, bem como propiciou atividades de recreação à garotada.

 

  • Banestado cedeu materiais didáticos (pastas, blocos etc.)

 

NÚMEROS

Em quatro semanas, foram atendidas mais de 2200 pessoas. É fácil de justificar este número. Ao mesmo tempo em que uma turma de 40 alunos estava na CELEPAR, a CELEPAR, através dos seus funcionários (média 4/dia), estava na escola repassando as mesmas informações.

Cerca de 120 funcionários da CELEPAR participaram, voluntariamente, do projeto como instrutores e monitores.



Treinamento no Farol do Saber Rocha Pombo. Período: 05 a 09 de fevereiro de 2001.

COLÉGIOS ATENDIDOS

 

  • Iara Bergmann (Curitiba)

 

  • Maria da Luz Furquim (Rio Branco do Sul)

 

  • São Pedro Apóstolo (Curitiba)

 

  • Arnaldo Busto (Pinhais)

 

INFORMÁTICA NA COMUNIDADE

Em setembro de 2000 o projeto foi retomado dentro de uma nova roupagem. A palavra CELEPAR foi retirada e em seu lugar entrou informática. Assim, o projeto inicialmente chamado de CELEPAR na Comunidade passou a se chamar Informática na Comunidade.

Por quê?

Simples. A CELEPAR não quer ser a dona do projeto. A idéia é que a cada dia novas empresas e novas pessoas se juntem a nós neste trabalho voluntário. Quanto mais gente, melhor!

 

PROGRAMA

 Mudou também. Agora, os voluntários da CELEPAR estão ministrando o que chamamos de "treinamento interativo", com o objetivo de "despertar" os participantes para as potencialidades da informática na vida estudantil, na vida profissional e na vida do cidadão. Durante um treinamento interativo de três horas, a idéia é permitir que as pessoas que até então não tiveram contato com a Internet aprendam o seu potencial e a forma de acessá-la.

Durante uma semana, a CELEPAR tem ficado em uma escola. Cada dia é uma turma diferente, em média 30 alunos do ensino médio.



Da esquerda para a direita: O secretário de Estado da Integração Regional e presidente da CELEPAR, 
Mário Edson Fischer e o presidente do ICI, Luiz Alexandre Fagundes, observam a secretária Municipal 
da Criança, Dacylia Vieira dos Santos, durante a entrega de certificados no Farol do Saber Rocha Pombo. 
A cerimônia aconteceu no dia 09 de fevereiro de 2001.

 

NOVIDADE

Não estamos fixados apenas nas escolas estaduais. Numa parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI) passamos a utilizar os faróis do saber. Hoje, existem 24 informatizados. Em cada farol foram instalados, na parte superior, oito microcomputadores. Portanto, podem ser atendidas 16 pessoas por turma.

Já trabalhamos em dois faróis. No Emílio de Menezes, perto do Parque Barigüi e no Vinícius de Moraes lá na Fazendinha. Em cada farol foram atendidos alunos da rede estadual e municipal de Curitiba.

Outra grande novidade:

No sábado, o treinamento foi aberto à população do bairro. Um sucesso!

 

ESCOLAS ATENDIDAS NA RETOMADA DO PROJETO

  • Manoel Alencar Guimarães

 

  • Newton Ferreira da Costa

 

  • Emílio de Menezes

 

  • Rodolpho Zanineli

 

  • Pio Lanteri

 

Parceiros na retomada: GW Informática, ICI e Projeção.

 

FAXINAL DO CÉU

Em duas ocasiões, no mês de outubro do ano passado, o Projeto Informática na Comunidade foi apresentado na Universidade do Professor, em Faxinal do Céu. Na primeira, aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres dos colégios da rede estadual de ensino de vários municípios do interior do Paraná. Na segunda, às lideranças das Associações de Pais, Professores e Funcionários das escolas da rede municipal de Curitiba.

Nas duas oportunidades, o projeto despertou grande interesse por parte dos participantes. Vários dirigentes de APM`s, principalmente do interior do Paraná, procuraram-nos para obter maiores informações.

 

OUTRA FASE

No dia 24 de novembro, quando a CELEPAR completou 36 anos, foi lançado oficialmente o curso de multiplicadores.

O que é isso?

A demanda pelo treinamento está sendo cada vez maior, e a CELEPAR, através dos seus funcionários voluntários, não está conseguindo atender. Para tanto, a empresa promoveu o primeiro Curso de Formação de Multiplicadores.

Das nove escolas que já participaram do projeto, sete se propuseram a mandar representantes (professores e alunos) para este curso. Foram 40 horas abrangendo windows, word, Internet, comunicação de dados, redes locais e hardware.

O curso é totalmente gratuito.

O aluno assume um compromisso moral de repassar os conhecimentos adquiridos na sua escola e para a própria comunidade onde a escola está inserida. Além do mais, cada um passa a compor o banco de voluntários do Projeto Informática na Comunidade.

A CELEPAR está entrando com os instrutores e todo o material didático, enquanto a Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), outra parceira do projeto, com o laboratório de informática. O primeiro curso de Formação de Multiplicadores foi realizado de 11 a 22 de dezembro. Formamos 22 multiplicadores.

Para este ano, estão programados novos cursos de Formação de Multiplicadores.

 

ALCANCE SOCIAL

O projeto tem um grande alcance social. Pelo que já vivenciamos, as pessoas saem maravilhadas. Só para se ter uma idéia, mais de 90% dos alunos, nosso público do projeto, nunca tinha tido contato com a Internet. Muitos, pela primeira vez na vida, puderam tocar num computador.

Os olhos deles brilhavam.

O objetivo do nosso projeto não é dar o doce na boca e depois tirar. Os alunos podem continuar aprendendo informática no próprio laboratório da escola (para isso foi realizado o curso de multiplicadores) ou passar a navegar na Internet nos faróis do saber, onde cada cidadão tem acesso a uma hora/dia, sem pagar nada.

Treinamento no Farol do Saber Antonio Calado. Período: 12 a 16 de fevereiro de 2001.

 

MEDALHA DO MÉRITO EDUCACIONAL

O projeto recebeu a Medalha do Mérito Educacional das mãos do governador Jaime Lerner e da secretária da Educação, Alcyone Saliba, em cerimônia realizada no dia 20 de dezembro de 2000, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

 

EM 2001

Mesmo no período de férias escolares, o Projeto Informática na Comunidade não parou. Numa parceria com a Secretaria Municipal da Criança, passamos a atender menores em situação de risco que participam de programas sociais da Prefeitura de Curitiba.

No Farol do Saber Rocha Pombo, no bairro do Portão, oito meninas, moradoras do Lar Madre Antonia, inauguraram esta nova parceria. De 05 a 12 de fevereiro, elas participaram de um treinamento cujo programa foi totalmente modificado para atender a esta nova demanda. Durante três horas por dia, das 14 às 17 horas, em cinco dias, elas aprenderam windows, word e principalmente Internet.

Já na semana seguinte, de 12 a 16 de fevereiro, tivemos o treinamento da segunda turma de menores em situação de risco atendidos no Farol Antonio Calado, no bairro do Bacacheri. Desta vez o público foi composto por meninos.

E na próxima semana (estamos fechando a matéria na noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro) o treinamento terá continuidade novamente no Farol Rocha Pombo, também com meninos do Projeto Formando Cidadão, da Prefeitura de Curitiba.

A previsão é que no decorrer deste ano esta parceria informal entre Governo do Estado, através da Secretaria da Integração Regional e CELEPAR e a Prefeitura de Curitiba, via o Instituto Curitiba de Informática (ICI) e a Secretaria Municipal da Criança, o Projeto Informática na Comunidade seja levado para cerca de 500 menores atendidos por projetos sociais do Município.

Voluntários da CELEPAR entregam os certificados aos participantes do treinamento no 
Farol do Saber Antonio Calado.

 

VOLTA ÀS AULAS

Com a retomada do calendário escolar de 2001, o Projeto Informática na Comunidade será levado novamente às escolas da rede estadual de ensino. Será mantido o formato do "despertar" com treinamentos interativos de três horas/dia por turma.

 

INTERIORIZAÇÃO

Já temos data marcada para o projeto ultrapassar os limites da Região Metropolitana de Curitiba. Dia 12 de março iniciaremos o primeiro treinamento no Município de Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

O projeto Informática na Comunidade, no interior, contará com a parceria das prefeituras e empresas locais, mediante a atuação dos Coordenadores Regionais da Secretaria de Estado da Integração Regional.

 

NOVA PARCERIA

O projeto está ganhando uma nova parceria: Está em fase de negociação a participação da Universidade Federal do Paraná - UFPr, através do seu departamento de Engenharia Elétrica, a qual poderá alavancar, significativamente, o desenvolvimento simultâneo das atividades em diferentes locais, mediante a participação de seus alunos.

 

COMO PARTICIPAR: VOLUNTÁRIOS

Se você possui conhecimento básico em informática e disponibilidade de tempo para repassar essas informações a quem sabe muito menos, então você já é um candidato potencial a ser voluntário. Estamos precisando, e muito, de instrutores e monitores.

A remuneração está no sorriso e no muito obrigado dos que forem atendidos pelo projeto. Quem já participou afirma que é muito gratificante.

COMO PARTICIPAR: PARCERIAS

São muitas as formas de uma empresa participar do Projeto Informática na Comunidade, indo desde a cessão de laboratório e/ou equipamentos, até doação de lanches, enfim, quando se trata de auxiliar o próximo, a criatividade não deve ter limites.

Desde já, você voluntário, você parceiro, seja muito bem-vindo!

 

SAIBA MAIS

Para você se inscrever como voluntário ou parceiro do projeto, ou apenas obter mais informações, é muito simples: use o telefone, a Internet ou venha pessoalmente na CELEPAR.

fone: (041) 350-5305

site:www.pr.gov.br/comunidade

endereço: Rua Mateus Leme, 1142, Centro Cívico, Curitiba, Paraná - CEP 80530-010

Equipe de coordenação do projeto na CELEPAR:

Amira Al Farah Elias, Antonio Carlos Renaud Schimaleski, Eloir José Sbalqueiro, Gilberto Maximiano Alves, Jane Mary Lanzarini Soares, Marisa Cardoso Marques e Olga Maria Soares da Costa.

 

 

PARCERIAS: