E Quais As Últimas em IA*?

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro - GAC - Ramal 381

Em novembro do ano passado a revista Communications of ACM publicou um número especial dedicado à IA*. O tema escolhido, foi o de áreas estratégicas da IA onde progressos alcançados teriam influência não apenas na ciência da computação, mas sobre a sociedade em geral.

Foram descritos alguns trabalhos, por exemplo o projeto CYC iniciado em 1984 e que já consumiu uma pessoa/século na tarefa de construir uma base de 100.000 conceitos sobre o senso comum de uma pessoa.

Ou então o sistema World Net uma base de dados léxica para a língua inglesa. O sistema possui um vocabulário de mais de 160.000 palavras. Cada uma possui uma forma e um sentido. A forma é a cadeia de caracteres da palavra e o sentido é uma cadeia de sinônimos. Este sistema pode se tornar útil em sistemas que tratem a linguagem natural.

O sistema EDR é um dicionário bilingüe inglês - japonês, similar ao World Net, mas com intenção de permitir um grau maior de confiabilidade em traduções automáticas.

Na área de técnicas novas, falou-se sobre conjuntos aproximados (do inglês ROUGH SETS). Estes conjuntos são complementares aos conjuntos difusos. Eles são formados por uma aproximação inferior e uma superior para um dado conceito que deve se situar entre ambas.

Suas aplicações potenciais são na redução de dados, descoberta de dependência de dados, auxílio à tomada de decisão, classificação aproximada e inferência de causa e efeito em dados.

Afora estes, houve algumas especulações sobre quais os desafios gerais com que se enfrenta a IA hoje. Algumas marcas foram citadas como:

• um programa de xadrez capaz de vencer facilmente um campeão mundial (falta pouco!);
  • um programa capaz de realizar uma grande descoberta matemática;
  • sistemas com auto organização;
  • sistemas com capacidade de auto-reprodução.

Uma lista de desafios industriais e sociais também foi proposta (ACM Computer Survey - set 95):

• um telefone capaz de traduzir uma linguagem falada para outra em tempo real;
  • um automóvel que evite acidentes;
  • máquinas capazes de ler textos para serem usadas por cegos;
  • sistemas capazes de extrair conhecimento e informação a partir de grandes quantidades de dados científicos ou financeiros.

É esse o panorama onde a IA se move em laboratórios, universidades e indústrias. Novidades surgirão. Aguardemos!

Para saber mais:

Inteligência Artificial Guilherme Bittencourt 10ª Escola de Computação UNICAMP. *IA: Inteligência artificial