Editorial

Autor: Lucio Alberto Hansel  

Estamos na era da informação e da comunicação. Novas tecnologias aparecem a todo o momento em benefício do ser humano, que, atualmente, não tem tempo para "perder tempo". Porém é preciso mostrar estes recursos para que todos saibam o que está sendo desenvolvido e, para que assim, possam ser melhorados e adaptados a cada realidade. E esse é o papel do Bate Byte, que neste mês completa 12 anos. É um veículo de comunicação que dá um grande exemplo ao apresentar os avanços tecnológicos que ocorrem, não só em nosso País, como no mundo.

O homem coloca muitas vezes em prática tecnologias que levaram anos de estudo para serem desenvolvidas e que, como resultado, beneficiam a própria sociedade. Assim, temos equipamentos menores e mais ágeis que nos ajudam a resolver problemas de forma rápida, antes só solucionados, precariamente, à mão, por exemplo. E é realmente, este o papel que a tecnologia deve exercer, o de auxiliar o ser humano em seus questionamentos diários e, conseqüentemente, ajudar a melhorar o relacionamento deste indivíduo em seu local de trabalho, no seu convívio familiar, enfim, na sua vida em comunidade.

O Bate Byte presta um grande serviço às pessoas ao destacar estas evoluções, não apenas as idéias concretizadas pela Companhia de Informática do Paraná - Celepar, mas também as pensadas e realizadas por outros setores. É uma revista que pelo seu papel democrático, publicando artigos de profissionais ou não da área de informática, além de ser informativa exerce uma função educadora, ao poder ser consultada por alunos, professores, especialistas e demais interessados.

É com imensa alegria que parabenizo o Bate Byte por esta contribuição, esperando que apresente, muitas outras durante seus próximos anos de trabalho.