Editorial

Sem medo de crescer

Chegamos à edição número 150. Um marco na história da imprensa corporativa. Inúmeros acontecimentos ligados à tecnologia da informação foram destaques nas páginas da revista em todas as suas edições. Assim como a Celepar, a Bate Byte também sofreu inúmeras mudanças. E para comemorar este marco nada melhor do que uma reportagem especial sobre o tamanho da Celepar que sofreu um crescimento impressionante nos últimos 3,5 anos. A qualidade de atendimento, o salto do número de pontos de presenças em todo o Estado, as mudanças tecnológicas, a modernização de seu parque de computadores e o significativo aumento de sua capacidade de armazenamento de dados são alguns dos aspectos abordados na matéria de capa desta edição.

Em entrevista exclusiva à Bate Byte, o secretário da Fazenda Heron Arzua analisa o impacto financeiro que o software livre teve no orçamento estadual. O secretário também avalia o atual momento nacional e defende um novo projeto de desenvolvimento para o país. A propósito, levantamento feito pela Celepar demonstra que o software livre proporcionou ao Estado um a economia de mais de R$ 127 milhões somente com o pagamento de licenças para uso de softwares.

A capacidade da empresa também motivou a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto de Tecnologia de Informação, do Governo Federal, credenciando a Celepar como entidade certificadora de documentos digitais. O Circuito Paranaense de Software Livre é outro motivo de comemoração. Mais de 4 mil pessoas participaram das nove etapas realizadas em todas as regiões do Estado. Enfim, as boas notícias desta edição certamente continuarão a ilustrar as páginas dos próximos números.

Os editores