Editorial

Editorial

Os avanços da informática pública

A criação de uma plataforma para o desenvolvimento de sistemas de informática é um dos principais avanços tecnológicos experimentados pela Celepar. Desenvolvida em software livre, esta plataforma já está sendo utilizada em sistemas complexos, como o de habilitação de condutores do Detran-PR. A Plataforma Paraná é a matéria de capa desta edição, que traz em detalhes todos os componentes que integram esse "framework" responsável pelo aumento da produtividade na consecução dos serviços prestados pela empresa pública paranaense.

Bate Byte também entrevistou o professor Marcos Sunye, diretor do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná, responsável pela construção do sistema multiterminal. Esta tecnologia está viabilizando o programa Paraná Digital, que em breve vai instalar laboratórios de informática em todas as 2.100 escolas paranaenses e ligar todas em rede.

O acesso da população aos meios eletrônicos e à rede mundial de computadores não pára de crescer. O governo chegou a 66 telecentros instalados nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano, beneficiando pessoas que há pouco tempo sequer sonhavam com a possibilidade de acesso aos benefícios do computador e da Internet. A reportagem de Bate Byte foi até a Vila Zumbi dos Palmares, na periferia de Curitiba, e conferiu como um simples telecentro pode transformar a vida das pessoas.

O que a tecnologia da informação tem a ver com a biodiversidade? Quando trata-se de software livre, tudo. Este é o entendimento de Sérgio Amadeu da Silveira, professor de Teoria da Informação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (SP), que em artigo exclusivo para a Bate Byte faz um paralelo entre a batalha contra os produtos transgênicos travada pelo governador do Paraná, Roberto Requião, e a luta pela liberdade do conhecimento.

Os eventos sobre programas de código aberto realizados pela CELEPAR também são assuntos desta edição. Entre eles, a Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware Mercosul) realizada em Curitiba no final do ano passado; o 7º Fórum Internacional de Software Livre (FISL 7.0) em Porto Alegre em abril último, onde a Celepar teve a oportunidade de mostrar todos os avanços tecnológicos conquistados nos últimos anos e o Circuito Paranaense de Software Livre que está em curso nas principais regiões do estado.

Boa leitura!

Os editores