Editorial

Os programas de computador de código aberto ganham cada vez mais adeptos em todo o mundo ao ponto do presidente da Linux Internacional Jon “Maddog” Hall, chegar a afirmar que nos próximos cinco anos de 30 a 50% dos desktops do planeta estarão utilizando software livre. Entusiasmo à parte, o fato é que não há como desconsiderar os avanços que essa tecnologia tem experimentado nos últimos tempos. Entre as várias vantagens do software livre, uma em especial chama a atenção: a liberdade de uso através da liberação dos códigos-fontes tem possibilitado o desenvolvimento de soluções tecnológicas em diversas áreas.

 

No Paraná, o Governo do Estado é um dos principais adeptos do software livre. Através de sua Companhia de Informática, ele desenvolve e compartilha soluções e promove a divulgação dessa tecnologia. A realização de mais uma edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware Mercosul, no final de novembro em Curitiba, faz parte desse esforço de integração dos países que paticipam do bloco. Integração que avança a passos largos em todos os cantos do mundo, como o recém-criado Observatório Ibero-Americano para o Conhecimento Livre lançado recentemente durante um evento que reuniu usuários e desenvolvedores na Espanha.

Nos dias de hoje é impossível falar em desenvolvi-mento e em inclusão social para milhões de pessoas que estão à margem de qualquer espécie de mercado sem imaginar políticas de inclusão digital. É o que pensa o secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira, que em entrevista exclusiva à Bate Byte avalia os esforços do governo paranaense para a implantação dos Telecentros Paranavegar nas comunidades que apresentam baixos índices de desenvolvimento humano.

Depois de passar por um período de adaptações, inclusive com o desenvolvimento de um projeto próprio de Framework, a Celepar reorientou a organização de sua Fábrica de Software, o que tem possibilitado a produção em escala de soluções que hoje atendem as necessidades de seus clientes, soluções que vão desde os sítios na internet a sistemas de maior complexidade. A implantação do Projeto Framework exigiu uma série de pesquisas e investimentos, com a adoção e aperfeiçoamento de ferramentas amplamente testadas e utilizadas pela comunidade software livre mundo a fora. A Fábrica de Software da Celepar é o assunto de capa desta edição, que traz ainda artigos e reportagens sobre o papel fundamental que a tecnologia da informação tem desempenhado para o sucesso das políticas públicas no Paraná. Boa leitura!

Os editores