Editorial

Raras vezes um período trouxe tantas notícias de impacto no mundo da tecnologia da informação e da comunicação, especialmente no Brasil e mais especificamente nas ações da Companhia de Informática do Paraná. A rapidez com que os eventos vêm acontecendo permitem afirmar que a informação tecnológica está se transformando na mais importante ferramenta dos tempos modernos. O ambiente empresarial, corporativo, educacional e social está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependentes de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permita o gerenciamento de enormes quantidades de dados. A tecnologia está gerando grandes transformações, que estão ocorrendo a nossa volta de forma ágil e sutil. É uma variação com conseqüências fundamentais, causando preocupação diária aos empresários, executivos das corporações, governos e organizações, permeando a cadeia de valor em cada ponto e transformando a maneira como as atividades são executadas e a natureza das interligações entre elas. A convergência desta infra-estrutura tecnológica com as telecomunicações, que aniquilou as distâncias, está determinando um novo perfil de produtos e de serviços.

Principal tema desta edição, com artigo especial do analista Stefano Kubiça, a Certificação Digital já começa a fazer parte da vida dos brasileiros, assim como a tempestividade digital.

Na sessão de entrevistas, o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, faz um balanço das mudanças ocorridas na empresa nestes dois anos e meio, a opção do governo do Paraná pelo software livre, as principais soluções desenvolvidas para o Estado e as metas para os próximos anos.

E para quem duvida que o software livre tem assumido contornos de uma verdadeira revolução tecnológica, basta acompanhar os fóruns que têm ocorrido periodicamente em várias partes do mundo. A convite de seus organizadores, a Celepar tem participado de muitos deles para expôr seus projetos. O FISL 6.0, ocorrido no início de junho em Porto Alegre, é a maior prova de que o software livre ganha cada vez mais espaço no mundo da informação. No setor público, a Celepar e o Governo do Paraná têm papel de destaque na adoção dos softwares de código aberto. As próprias empresas e fabricantes de hardwares parecem estar se rendendo a essa tendência e buscam alternativas de adaptação.

De cara nova, inclusive no conteúdo, a “Bate Byte” quer acompanhar os novos tempos. Sem deixar de lado os artigos acadêmicos que a caracterizaram desde o início, a revista quer avançar no debate e na análise dos assuntos relacionados à tecnologia da informação e suas implica-ções na vida dos cidadãos.


Os editores