Em caso de problema, favor tirar da tomada!!!

Autor: Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz - GPT

Esta aconteceu há algum tempo, mas parece que foi ontem.

Em um destes cursos, já estávamos em uma certa altura onde o entrosamento entre os participantes já era grande. O início das aulas era marcado por uma série de causos.

Pois bem, no início de uma delas, e por haver ocorrido problema em um dos equipamentos no dia anterior, estava sendo feita uma transferência dos arquivos de uma máquina para outra em melhor situação (achavamos). A hora de início do curso já tinha expirado há algum tempo, mas como o papo rolava solto, foi dada uma tolerância para a tal transferência.

Mas chega uma hora que ou vai ou racha. Olhamos para a tela do equipamento responsáveI pela transferência, e o mesmo estava imóvel.

Conclusão 1: é isso aí, a máquina travou 111 Para termos certeza, o mestre sugeriu fazer o teste do "Num Lock", ou seja, pressionar a tecla de "Num Lock" para ver se a luz acendia ou apagava. Confirmado o tal travamento, passamos para a segunda alternativa: Control + Alt + DEL. Pressionadas as teclas, nada de liberar o equipamento.

Conclusão 2: esta máquina tá travada mesmo. Não que isso seja a situação mais impossível do mundo, mas com ela já vieram algumas histórias, estórias e causos, e depois, pescador é o culpado.

Assim, pela lei natural do travamento, capítulo 3, a próxima etapa seria o botão de RESET (alguns pronunciam "REZETE").

Conclusão 3: por incrível que pareça, a tela do travamento nem arredou o pé. Aí é que a coisa começou a pegar. Nos segundos imediatamente após o click do botão, houve um silêncio por parte dos que estavam assistindo a esta operação de destravamento. Neste momento, o mestre falou (ou jogou a praga): "Agora só falta desligar a máquina e ela continuar travada. Arrancamos o cabo da tomada e aí eu quero ver se ela continua travada!!!".

Conclusão 4: bem, agora você deve imaginar o que aconteceu. Ao colocar a tecla de POWER na posição OFF, a máquina nem piscou. 0 que saiu de teoria a respeito não foi brincadeira. A que mais chamou a atenção foi a do "Domínio da Máquina sobre os Seres Humanos", digna de um mestrado.

Não conformado com a situação, um dos expectadores abandonou a discussão teórica e partiu para as vias de fato, ou seja, ia desligar o equipamento da tomada. Foi quando então percebeu, que o equipamento que estava sendo manuseado era um outro. A mania de associar o vídeo com a CPU mais próxima, fez com que todas as operações acima fossem executadas em outro computador, e não no que deveria ser feito.

0 circo estava armado, foi um festival de gargalhada, um rindo do outro, e todos de todo o mundo. Quanto à aula, bem, esta levou mais um bom tempo para começar.