Empresas do Paraná expõem na Fenasoft com apoio do Assespro

Autor: Oscar Rocker Netto - Assespro

A Fenasoft deste ano (Feira Internacional de Software, Hardware e Serviços de Informática - São Paulo - 17 a 21 de julho) contou com a participação de dez empresas do Paraná, que juntas mostraram seus produtos sob um estande - réplica do farol do Saber.

Este pool foi formado graças ao patrocínio da Secretaria Municipal da indústria, Comércio e Turismo, Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), CELEPAR e SEBRAE, com apoio do CITS e da ASSESPRO-PR.

Foi a terceira participação de Curitiba na feira e a primeira em que o governo estadual e a prefeitura municipal atuaram em parceria. A idéia foi "mostrar a capacidade de desenvolvimento do Paraná, que está disponibilizado para o País", diz o presidente da ASSESPRO-PR, Ernesto Rodriguez Santamaria.

Segundo Santamaria, a feira possibilita mostrar o que Curitiba tem no setor e fomentar a vinda de outras empresas - usando como mote a qualidade de vida diferenciada na capital paranaense. União de esforços é o lema: "Alguém se destacar isoladamente é mais demorado que se mostrar em conjunto".

Parque de Software

O gerente de eventos da CIC, Mauro Fraga de Moraes, lembra que está em implantação em Curitiba o Parque do Software, que será uma área de 190 mil metros quadrados, na Cidade Industrial. Portanto, é relevante - acredita ele - levar empresas do Estado para um evento do porte da Fenasoft.

Este trabalho faz parte do esforço empreendido para transformar Curitiba em um centro de excelência em software, diz Santamaria. E o projeto é viável? "Tudo leva a isso", afirma Moraes.

O Parque tem reservados (alguns já vendidos) vários terrenos para grandes empresas do setor, e três módulos para micro e pequenas empresas. Moraes acredita que até o final do ano o projeto se concretize.

BOX

Empresas do Paraná que participam da Feira:

Exactus (Londrina)
Computertots
Solusoft
Pólo de Software
Alquimídia
Preâmbulo
EBS
Byte Brasil
Hexasys
SMS Engenharia e Informática