Encontro dos secretários de Estado da Educação

Autor: Tarcisio Luiz Martinetz


Nos dias 27 e 28 de maio p.p. ocorreu no Hotel Bourbon, em Curitiba, o CONSED - Reunião Bimestral dos Secretários de Estado da Educação, com a participação de secretários (e seus assessores) de 19 estados.

Estas reuniões acontecem a cada 2 meses, sediadas em um estado, para repasse de informações, trocas de idéias e experiências, com o objetivo de cooperação técnica.

A SEED, patrocinadora do evento, montou stands de cada departamento para exposição de produtos, idéias e realizações.

A CELEPAR participou do evento, auxiliando na apresentação do sistema SAE - Sistema da Administração da Educação, com a instalação de um terminal ligado diretamente à CELEPAR, o ABC - Sistema Estadual de Registro Escolar foi apresentado pelo sistema de Multimídia, elaborado pelos técnicos da GPT - Kantek e Tarso - e da GAT-2 - Tarcísio.

Mais uma vez, os Secretários de Educação dos demais estados reconheceram o Estado do Paraná como o estado que sempre está à frente, com novos projetos, desenvolvendo um sistema de porte que é único no Brasil, como no caso do ABC.

Já o SAE, também desenvolvido pelo Paraná, em 1987, único no gênero no país, já foi cedido para outros estados, embora ainda não implantado na sua totalidade.