Entrevista: Secretaria de Estado da Administração e da Previdência

 

Quem é Ricardo Smijtink?

A decisão do Governo de inovar, ao adotar o turno único em diversas instituições estaduais e férias coletivas para o funcionalismo, bem como outros projetos de modernização que estão sendo implementados na Secretaria da Administração e da Previdência, está baseada no propósito de buscar ações criativas para alcançar maior eficiência dos serviços públicos. Esta mudança cultural que está se instalando no poder público tem à frente a figura do secretário da Administração, Ricardo Augusto Cunha Smijtink, 39 anos, o principal responsável pela implementação dessas medidas.

Engenheiro Cartógrafo de formação, com especialização em Administração Pública e Direito Público, Smijtink começou sua carreira como professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), atuando, em seguida, na Prefeitura Municipal de Curitiba, onde exerceu a função de assessor técnico do prefeito. No Estado, ocupou primeiramente o cargo de diretor de Engenharia da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e a partir de 1999 passou a atuar na Secretaria da Administração, como diretor geral, sendo nomeado secretário em agosto de 2000.

De lá para cá, Ricardo Smijtink tem procurado desenvolver programas com a finalidade de promover a modernização, paralelamente a ações de racionalização. Além do turno único e das férias coletivas, programas como o Sistema RH, Central de Viagens, Registros de Preços, o novo Sistema de Assistência à Saúde são algumas das ações que estão sendo realizadas e que estão dando certo, tendo como preocupação principal investir na qualidade de vida do servidor e do cidadão.

Que avaliação o senhor faz do horário reduzido (apenas à tarde) após quase 1 ano de sua implantação?

As avaliações feitas pela Secretaria da Administração dos gastos com energia elétrica, água e telefonia já confirmaram uma economia média de mais de 50% no consumo mensal. Os cálculos das despesas nos mostram, de forma clara, que o turno único é eficaz como instrumento de controle de despesas. É importante ressaltar que utilizamos como base de cálculo apenas três despesas de custeio, sobre as quais a Secretaria tem gerência. A economia é ainda maior quando contabilizamos vários outros gastos, como combustível e o uso de copiadoras, por exemplo.

O que os empregados do Governo do Paraná podem esperar do novo sistema de RH (RH PR)? Quando ele será implantado?

O Governo do Paraná adquiriu um programa de informática que vai revolucionar toda a área de recursos humanos do Estado e conferir agilidade e economia ao processo de elaboração da folha de pagamento. A aquisição do programa Meta 4 MindSet é resultado de um árduo esforço técnico. Cabe ressaltar aqui, também, a visão de futuro do governador Jaime Lerner, antes de tudo um administrador que aposta num programa que irá gerar dividendos somente na próxima gestão. O software começou a ser instalado em janeiro deste ano, sendo que sua completa instalação inclui o treinamento dos servidores da área de recursos humanos e de informática e a implementação do sistema para até 150 mil cadastros, havendo uma previsão de conclusão do processo em 18 meses. Esta atitude faz com que todos sejam considerados vencedores, pois é a vontade política valorizando o esforço técnico, especialmente porque o Governo do Paraná saiu na vanguarda ao conseguir viabilizar uma linha de crédito nacional, com recursos do Banco Interamericano, que até então não contemplava redução de despesas com pessoal.

Poderia descrever para nossos leitores sobre o conceito do CAR? Quais os resultados obtidos pelo CAR de Cascavel? Há previsão de novas unidades?

Os Centros Administrativos Regionais têm a proposta de reunir, num mesmo espaço físico, diversas unidades de governo. A finalidade do projeto é integrar ações com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços públicos. Cascavel foi o primeiro município a desenvolver o projeto, que está provando eficiência, na medida em que nos apresenta bons índices de economia no setor de custeio, melhor produtividade e promove mais contato entre as pessoas. Entretanto, para nós, mais importante que a redução das despesas de custeio foi a mudança do modelo administrativo, que está proporcionando uma melhor gestão pelos chefes de núcleos das estruturas descentralizadas. Frise-se que a iniciativa de articular e organizar as ações em relação à unificação dos serviços foi da SEAP, mas as soluções para um melhor desenvolvimento dos trabalhos são encontradas por eles.

Como vê o Governo Eletrônico? Que serviços a SEAP pretende disponibilizar no E-Paraná?

O Governo Eletrônico foi um avanço na administração paranaense, pois antes de ser apenas um programa de Governo é também uma filosofia de trabalho, que busca rapidez no acesso às informações e aos serviços do Governo. O Governo do Paraná foi pioneiro em oferecer serviços públicos on line. Hoje, cada vez mais o cidadão procura apoio na Internet. A SEAP já mantém alguns serviços no site do governo, como consultas a contracheque, protocolo integrado, publicação de servidores, legislação RH, Concurso Público, Cadastro de Licitantes, Cadastro de Consignatários, Estatuto do Servidor, Legislação de Seguridade Funcional, Perícia Médica, entre outros.

Há 20 anos o Governo do Paraná tinha 1 computador (o da Celepar). Hoje tem cerca de 10.000 deles. Empregados do Governo hoje têm e-mail, notes, processador de texto e planilha. O empregado de hoje é o mesmo de 20 anos atrás?

O impacto certamente é positivo, pois o servidor descartou a cultura do papel, eliminando informações de gaveta, difíceis de gerenciar.

Atualmente, com a moderna tecnologia de informática, é possível administrar um Governo mais transparente, com uma gestão disponibilizada para uso geral, sem perder a segurança, possibilitando gerenciar melhor o conhecimento. O servidor, sem dúvida, dispõe de melhor infra-estrutura para desenvolver seu trabalho, planejar o futuro, manter informações disponíveis em banco de dados, e isto, sem dúvida, se reflete na qualidade dos serviços prestados à comunidade.

O uso da informática sugere aumento de eficiência. O Governo do Paraná é eficiente?

Com certeza ele é eficiente. O uso da tecnologia da informação traz maior eficiência, principalmente quando buscamos respostas para a população. As iniciativas inovadoras já mostraram mudanças, e as transformações são visíveis, contribuindo, inclusive, para o fortalecimento da gestão pública.

Como será o Governo do Paraná daqui a 20 anos?

À medida que a administração estadual consiga, cada vez mais, implantar métodos modernos de relacionamento humano, com ações menos protocolares e mais efetivas no trabalho e, além disso, mantenha, com o apoio da tecnologia de informática, controle e auditoria permanente da máquina pública, o Estado continuará cumprindo o seu papel: o de garantir a segurança, a educação e a saúde da população.