Entrevista com a nova diretoria

Autor: Comitê Editorial do BB

Como faz a cada nova troca de diretoria da CELEPAR, o Bate Byte traz aqui um pequeno perfil e uma rápida conversa com os novos diretores que assumiram a responsabilidade de conduzir a nossa Empresa neste período de Governo.

Comecemos pelo Diretor Presidente. Ele se chama Francisco Luiz Albuquerque Krassuski. É casado, tem 3 filhos (Luiz Guilherme, Leandro e Gabriela) e nasceu em Curitiba. Formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Administração Pública pela mesma Universidade.
Iniciou sua carreira no Centro de Processamento de Dados do IPPUC, a partir de 1974, exercendo as funções de boy, operador, programador, analista, coordenador de sistemas, diretor de informática e assessor do prefeito.

A seguir, o bate-pronto com o novo Presidente:

BB: Qual foi o fator preponderante na sua decisão em aceitar a presidência da CELEPAR?

DP: O fator preponderante foi o convite do Governador Jaime Lerner, que em seu plano de governo contempla e estabelece projetos prioritários aos quais o apoio da informática terá papel de destaque.

BB: Quais seus projetos imediatos para a CELEPAR?

DP: Devolver à CELEPAR a coordenação geral sobre os projetos de informatização do Estado; elaboração de um plano emergencial, visando a modernização das Secretarias de Estado; implementação de projetos estratégicos do Governo do Estado, tais como a central de marcação de consultas de saúde, o novo sistema descentralizado do DETRAN, a central de atendimento ao cidadão e o projeto de informatização das escolas estaduais.

BB: Ao final de sua gestão o que gostaria de comemorar como vitória?

DP: Ao final da gestão, espero comemorar e agradecer aos funcionários da Companhia o apoio dado ao Governo no atingimento de seus objetivos, vendo que em todos os projetos implantados de uma ou de outra forma a informática foi fator preponderante ao sucesso dos mesmos.

BB: Qual seria, na sua opinião, o modelo ideal de uma empresa estatal de informática com relação aos seus produtos/serviços e sua comercialização?

A moderna empresa estatal deve dirigir seus produtos na linha de busca de soluções, na consultoria de reengenharia dos processos visando um melhor atendimento ao público, bem como a coordenação e operacionalização de ambientes distribuídos, de forma a não permitir que a descentralização venha causar uma situação caótica e desordenada na Administração Pública.

BB: Gostaria de enviar uma mensagem aos funcionários?

DP: Os funcionários serão o fator decisivo ao atingimento dos objetivos da Empresa, neles investiremos, formando-os e transformando-os nos melhores técnicos do mercado, conhecedores de todas as tecnologias necessárias à modernização da Administração Estadual.

Continuemos esta apresentação, enfocando agora nosso velho colega, o Danilo, convidado para o cargo de Diretor Técnico.

Ele é casado, tem 2 filhos, nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, e é formado em engenharia mecânica. Nas horas vagas, cada vez mais raras, ele gosta de jogar basquete. Iniciou sua carreira profissional em 1973 como programador da IBM, atuando posteriormente como programador e analista de sistemas no CPD da URBS e IPPUC. Durante cerca de 1 ano trabalhou como analista de sistemas do BAMERINDUS e, em seguida, durante 2 anos, exerceu atividades numa empresa de projetos de engenharia. Em 1980 ingressou na CELEPAR, onde atuou como analista de sistemas, coordenador técnico de desenvolvimento de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas, assessor da Diretoria Técnica e, novamente, gerente da Área de Projetos e Sistemas, até assumir a Diretoria Técnica.

BB: Quais seus projetos imediatos para a CELEPAR?

DT: O volume e características dos serviços que o novo governo vem demandando da CELEPAR exigirá que sejam executadas ações visando ajustar a empresa a estas necessidades, como por exemplo:

* Desenvolvimento de projetos em ambiente Windows e Cliente-Servidor;

* Desenvolvimento de projetos com recursos de geoprocessamento;

* Desenvolvimento de projetos utilizando recursos de multimídia;

* Desenvolvimento e implementação de projetos de automação de escritório para a própria CELEPAR e para seus clientes.

Para atingir esses objetivos de inovação tecnológica além da necessária infra-estrutura de hardware e software, teremos que atuar intensamente no sentido de preparar as pessoas, bem como melhorar os processos produtivos e de gestão, de modo a alcançar níveis competitivos de qualidade e produtividade.

BB: Ao final de sua gestão o que gostaria de comemorar como vitória?

DT: Observar a concretização de projetos de informatização realizados para o Estado, com tecnologia adequada e alta qualidade, que efetivamente tenham contribuído de forma decisiva para melhoria dos serviços públicos aos cidadãos.

BB: Gostaria de enviar uma mensagem aos funcionários?

DT: A CELEPAR encontra-se frente a uma grande oportunidade de desenvolver projetos importantes para o Estado, em parceria efetiva com os demais Órgãos da Administração Pública. Para vencer este desafio, necessitaremos de espírito empreendedor, inovador e cooperativo entre as pessoas das diversas áreas da empresa, superando de forma criativa obstáculos que possam surgir ao longo do tempo.

E finalmente, o terceiro componente da diretoria da CELEPAR o Diretor Administrativo-Financeiro. Ele chama-se Lúcio Alberto Hansel é casado, tem 2 filhos e é gaúcho, de Cerro Largo. É formado em Ciências Econômicas.
É funcionário da URBS - Urbanização de Curitiba S.A desde 1967 tendo exercido as funções de: chefe dos Departamentos de Infra-estrutura, Comercial e Financeiro, além de Superintendente de Operações e Gerente Administrativo.
Tem como hobbies a leitura e a jardinagem. Agora, vamos às perguntas:

BB: Qual foi o fator preponderante na sua decisão em aceitar a Diretoria Administrativa-Financeira da CELEPAR?

DAF: Poder contar com uma estrutura de recursos humanos altamente qualificada, para de imediato dar respostas que serão exigidas pelo Governador Jaime Lerner.

BB: Quais seus projetos imediatos para a CELEPAR?

DAF: Avaliação conjunta com os demais Diretores de todos os projetos em andamento, para adequá-los às diretrizes e prioridades do novo Governo. Na área financeira, orientar a gestão para manutenção do equilíbrio das operações da Empresa. Nas áreas de RH e Administrativa, agilidade no atendimento da demanda, objetivando orientação de resultados que contemplem primordialmente qualidade e pontualidade.

BB: Ao final de sua gestão o que gostaria de comemorar como vitória?

DAF: Em primeiro lugar a certeza do dever cumprido e em segundo lugar, afirmar que contribuimos para o crescimento e consolidação da Empresa na melhoria de seus processos.

BB: Gostaria de enviar uma mensagem aos funcionários?

DAF: Inicialmente não poderia deixar de agradecer a cordialidade com que fui acolhido por todos na Empresa, de outro lado convocá-los para o enfrentamento de grandes desafios, que serão vencidos se cada um sonhar, ousar e for criativo. Quero enfatizar que o diálogo e a discussão das questões funcionais sempre indicaram as melhores soluções e que é nesta linha que me coloco à disposição de todos.