Envio/recepção de relatórios e arquivos via Notes

Autores:
Derly Mendes da Silva - GSO
Mário Morais Júnior - GPS
Rosane Antunes Fernandes - GPS

A CELEPAR possui cerca de 240 sistemas em produção no ambiente mainframe, 400 aplicações Notes e 100 sistemas em outras plataformas (microcomputadores, Unix, Windows NT), para atendimento a 70 órgãos (clientes) em todo o Estado do Paraná.

Esta diversidade acarreta alguns problemas. No caso do ambiente mainframe, existe o risco de que relatórios impressos neste ambiente centralizado possam ser entregues com atraso ou para o destinatário incorreto. Também podem ocorrer perdas de relatórios, especialmente aqueles formados por uma ou duas páginas, que contêm informações condensadas para tomada de decisão e que, por isso mesmo, normalmente são muito importantes e urgentes. Outra dificuldade é a utilização em outra plataforma de um arquivo gerado pelo ambiente mainframe e vice-versa.

Para minimizar estes problemas, a Gerência de Projetos e Sistemas e a Gerência de Serviços Operacionais desenvolveram, em conjunto, duas soluções que utilizam o Lotus Notes. O Notes é a ferramenta adotada pelo Estado para automação de escritório e correio eletrônico.

A primeira solução, chamada Gateway, possibilita o envio de relatórios e arquivos gerados no ambiente mainframe para a caixa postal de usuários Notes ou Internet. O(s) destinatário(s) de um relatório ou arquivo recebe(m) um memorando ou e-mail, no qual os mesmos estão anexados, conforme descrito a seguir.

Um processo qualquer do ambiente mainframe gera, por exemplo, um relatório (R1) e um arquivo (A1). Também é gerado um arquivo de controle (ACtrl). Este arquivo de controle funciona como um índice, ou seja, possui informações sobre quem está enviando (Origem), para quem enviar (Destino), para quem enviar cópias (C/C), o assunto e quais os arquivos e/ou relatórios que serão enviados.

Um processo no ambiente Unix abre este arquivo de controle e, de acordo com as informações nele contidas, transfere os arquivos e/ou relatórios e o próprio arquivo de controle, via FTP, para o ambiente Notes.

No ambiente Notes, a solução Gateway abre o arquivo de controle, monta e envia memorando(s) com os arquivos e/ou relatórios anexados.

wpe1.jpg (16992 bytes)

Dentro de cada passo, são executadas consistências como verificação da existência dos arquivos informados no arquivo de controle, existência dos usuários destino e existência dos usuários para os quais serão enviadas cópias. Em qualquer situação de erro, um memorando de alerta é enviado para o Administrador do Notes.

Com a utilização desta solução, podem ser obtidos os seguintes benefícios:

• Diminuir o tempo de entrega de relatórios e arquivos (a solução Gateway verifica, a cada hora, a existência de arquivos a serem enviados).

• Economizar tempo e papel para relatórios pouco consultados.

• Oferecer uma alternativa para o uso de impressão remota.

• Possibilitar o envio a mais de um local (pessoas) simultanemente.

• Evitar transtornos com perdas (extravio) de relatórios pequenos, mas importantes.

• Otimizar o envio de relatórios através da expedição, racionalizando seus serviços.

• Possibilitar ao cliente decidir sobre impressão local, gerando diferentes números de cópias, se assim o desejar.

• Eliminar os transtornos de reprocessamento por perdas.

• Possibilitar ao cliente emissão de partes do relatório, se assim o desejar.

• Possibilitar a transformação dos dados do relatório em um arquivo para múltiplo uso, à escolha do cliente.

A segunda solução, chamada Gateway 2, permite que os clientes contratem serviços, tais como: submissão de serviço no mainframe, envio de serviços ao Banestado e solicitação de serviços a qualquer servidor das diversas plataformas baseadas na CELEPAR, sem a necessidade do solicitante ter um acesso direto a este servidor.

Uma vez que o serviço esteja definido, o cliente pode utilizá-lo, conforme descrito a seguir.

Um usuário Notes envia um memorando para a caixa postal do Gateway 2 (CELSERV). O serviço contratado, por exemplo, é o envio de arquivos para o Banestado.

A solução Gateway 2 recebe o memorando, efetua autenticações para garantir a correta origem da solicitação e desanexa os arquivos nele contidos em uma área específica, que possui acesso restrito. No ambiente Unix, há um processo que identifica e obtém os arquivos e executa o serviço definido (envio de arquivos para o Banestado).

wpe2.jpg (14085 bytes)

Com a utilização desta solução, podem ser obtidos os seguintes benefícios:

• Diminuir o tempo de entrega de relatórios e arquivos (a solução Gateway 2 verifica, a cada hora, a existência de arquivos a serem desanexados).

• Possibilitar o uso de caracteres especiais (acentuação, letras maiúsculas e minúsculas, etc.) no ambiente mainframe.

• Possibilitar ao receptor dos serviços a identificação de uma forma segura da origem do serviço solicitado.

• Melhorar a utilização dos recursos de comunicação através da compressão de dados.

• Racionalizar o uso de FTP de arquivos, com algumas vantagens como:

• Não há necessidade da máquina receptora do arquivo estar disponível no momento da solicitação do serviço.

• Facilitar a administração destes servidores quanto à solicitação de serviços.

• Automatizar o envio/recepção de serviços prestados ou oferecidos pela CELEPAR.