Escola de Aperfeiçoamento de RH em Tecnologia da Informação

Autora:Tânia Volkmann - FUNCEL

"Conte-me e eu esqueço.
Mostre-me e eu me lembro.
Deixe-me fazer e eu aprendo."
(Confúcio)

A moderna sociedade de serviços, bem analisada por Alvin Toffler na sua Terceira Onda, estabelece novos paradigmas na prestação de serviços, que afetam significativamente os desafios quanto à qualidade, produtividade e agilidade de fornecedores.

Neste contexto, tanto profissionais quanto suas empresas situam-se frente à necessidade de estarem preparados para atuarem num mercado altamente exigente e competitivo.

Considerando o posicionamento da CELEPAR em relação a esta conjuntura e entendendo que o aperfeiçoamento técnico e profissional é fator crítico de sucesso para a organização e seus técnicos, está sendo implementada a Escola de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação.

A Escola tem como objetivo a criação de oportunidades de treinamento, através de esforços cooperados entre a empresa e empregados, considerando-se a maior agilização no processo de absorção de informações no corpo técnico da CELEPAR, bem como fornecer alternativas de treinamento associadas ao contexto de desenvolvimento de projetos da empresa.

São finalidades da Escola:

  • Oferecer treinamento em tópicos voltados para aperfeiçoamento em Engenharia de Software;
  • Ofertar cursos montados especificamente para atender aos técnicos envolvidos em projetos que requeiram treinamento para melhoria de desempenho;
  • Inserir ou disseminar novas tecnologias na empresa:
  • Preparar profissionais para se adaptarem à reformulação de processos ou métodos de trabalho;
  • Disseminar informações técnicas ou propiciar painéis de debate, bem como criar oportunidades para apresentação de teses, dissertações ou outros trabalhos técnicos;
  • Integrar novos profissionais à CELEPAR.
  • Promover aperfeiçoamento técnico através de auto-estudo programado.

Os cursos a serem ofertados na Escola terão características variadas, visando atender aos diversos objetivos da empresa, sendo contemplados como linha básica as seguintes classes:

1 Desenvolvimento de Sistemas

Será estabelecida uma programação que trate das diversas atividades correlatas ao Desenvolvimento de Sistemas, abordando métodos, técnicas e ferramentas, suprindo as necessidades de treinamento na execução de tarefas, gerenciamento de projetos, identificação de situação-problema e especificação de requisitos, modelagem de processos, decomposição funcional, projeto de banco de dados, projeto de interface homem-máquina, programação e testes.

2 Reciclagem para Melhoria de Desempenho em Projetos

Caso, no andamento de algum projeto, sejam identificadas deficiências que possam ser corrigidas mediante preparo aos integrantes da equipe, a Escola fornecerá os meios necessários para viabilizar o treinamento no menor prazo possível. Tal treinamento será feito a partir da discussão do projeto sendo elaborado e das dificuldades enfrentadas, subsidiando a composição dos tópicos a serem apresentados para aumentar o desempenho da equipe.

3 Novas Tecnologias

À medida que sejam identificadas novas tecnologias que deverão ser absorvidas pelos técnicos da CELEPAR, a Escola oferecerá cursos ministrados por especialistas da própria empresa ou de outras instituições conveniadas. Nesta classe, serão abordados tópicos como: orientação a objetos, desenvolvimento em ambiente Windows, ferramentas CASE, geradores de aplicação e ambiente distribuído.

4 Melhoria de Processo

Considerando o objetivo de aprimorar o processo de Desenvolvimento de Sistemas, a Escola promoverá seminários sobre este processo, principalmente sob a ótica da Qualidade de Software.

5 Disseminação de Informações

A Escola abrirá uma classe de curso onde qualquer técnico da CELEPAR poderá apresentar temas de interesse, tais como: trabalhos, monografias, dissertações, cursos realizados fora da CELEPAR, pesquisas individuais ou projetos realizados.

6 Auto-estudo Programado

A Escola estruturará programas de auto-estudo onde o funcionário poderá aperfeiçoar-se no uso de ferramentas sem a necessidade de freqüentar um curso rígido. Serão fornecidos materiais para leitura, exercícios, testes de aprendizado, horário disponível para uso de equipamento, software de auto-estudo, sessão "tira-dúvidas" com instrutor, de acordo com a solicitação.

Como caráter inovador, a Escola funcionará da seguinte forma:

  • A Escola terá um regime de funcionamento das 16h às 19h, tendo como objetivo manter, diariamente, pelo menos 20 técnicos sendo treinados nos diversos cursos ofertados.
  • A participação nos cursos será mediante negociação com as chefias das áreas, que deverão liberar o funcionário a partir das 16h, sendo as duas primeiras horas por conta da CELEPAR e o restante por conta do empregado.
  • E, finalmente, os cursos e eventos serão elaborados para atender demandas diversas, mas terão, obrigatoriamente, conteúdo prático a ser desenvolvido durante o próprio curso, com o objetivo de se obter uma participação ativa dos profissionais a serem beneficiados.

A Escola visa atender, inicialmente, às necessidades da Gerência de Desenvolvimento de Sistemas, sendo que muitos cursos já foram realizados dentro desta nova filosofia de treinamento.

Para 1995, foi elaborado um programa básico de treinamento, que se encontra em fase de avaliação junto às Divisões Técnicas e que será implementado logo após a sua consolidação.