Escolas Invadem a WEB

Autor: João Luis Nascimento Palhares - GPT

Alunos de 62 escolas brasileiras já podem estudar e tirar dúvidas pela Internet, através da Escol@ 24 horas



Adeus às dúvidas do dia seguinte. Esse é o ponto de partida do site Escol@24Horas, que envolve 62 escolas particulares em todo o Brasil – 15 no Estado do Rio – e a Trend, empresa de tecnologia educacional. Atendendo mais de 70 mil alunos em todo o País, o projeto surgiu para dar suporte às crianças, pais e professores, interagindo com três grupos.

"O Escol@24Horas não pretende substituir o colégio, mas complementar o aprendizado. Há professores do projeto de plantão 24 horas, diariamente, para tirar as dúvidas dos alunos em todas as matérias escolares. Além disso, ensinamos ao estudante a maneira correta para pesquisar na Rede com segurança sobre o conteúdo encontrado", diz Severino Felix da Silva, presidente da Trend.

As facilidades vão além do esclarecimento de dúvidas. O aluno, que recebe um login e senha próprios, tem a sua disposição um acervo de dados desenvolvidos pelos próprios professores do site, e outro de imagens com recursos multimídia, para apresentações de trabalhos. Além disso, contam com um e-mail para comunicados, uma agenda e salas de chat exclusivas que permitem contato com colegas das escolas associadas. Para facilitar a comunicação, o login de acesso identifica sua idade. "Ele fica restrito às crianças de sua faixa etária nos chats e pode trocar informações sobre as matérias" explica Severino.

Para os pais, que também têm login próprio, a grande vantagem: boletins escondidos, nunca mais! Toda a vida escolar do filho, circulares e chats para pais e professores são alguns dos serviços. Para isso, a empresa oferece cursos on-line de Internet e já está disponibilizando um suporte telefônico, para evitar que dúvidas técnicas atrapalhem o uso do Escol@24Horas.

O professor, também, ganha muito. Ele pode criar materiais on-line substituindo apostilas, assim como as tarefas de casa. As aulas podem ser disponibilizadas para aqueles que não puderam assistir a elas. Assim como todos, eles têm seus e-mails e chats. Quando um determinado assunto é muito procurado pelos jovens, o professor on-line faz uma aula com recursos multimídia para todos e disponibiliza no site.

Extraído do Caderno de Informática do jornal O DIA. Disponível na Internet.