À Espera do 4.5 - Notes

Autor: Arnaldo Nizer do Vale

Desde dezembro de 1995 o correio do Notes tem sido reconhecido como a "Solução Premier" para correio cliente/servidor. A release 4.5 traz algumas novidades para o client e também melhorias para o server. Algumas destas novidades são:

CALENDÁRIO & AGENDAMENTO CORPORATIVO (C&A)

Com a versão 4, os usuários Notes possuem um amplo conjunto de ferramentas para criar memos, gerenciar sua caixa de entrada e suas atividades. O Notes 4.5 foi modificado para incluir um conjunto de funcionalidades para calendário e agendamento (C&A) que foi projetado para ser poderoso e intuitivo para usuários finais e flexível para desenvolvedores.

Estas características incluem:

Visualizações de Calendário - Baseado na interface do Organizer, O Notes C&A oferece visualizações diárias, semanais, e mensais do calendário.

Fácil criação de lembretes/reuniões - Você pode criar apontamentos e agendar reuniões com grupos apenas clicando em um botão ou clicando diretamente no dia mostrado no calendário. Com os controles de data e hora, você pode escolher a data, hora ou duração do evento.

Notificação de Reunião - Quando uma reunião é agendada, cada participante é notificado com informações a respeito como: data, local, assunto, etc. A pessoa notificada pode aceitar, delegar, ou rejeitar o convite e, facilmente, adicionar este apontamento em seu calendário, com o simples clique em um botão.

Pesquisa de Tempo Disponível - Uma vez escolhidos os participantes da reunião, o Notes fornece uma representação gráfica do horário de todos e ainda sugere um novo horário para o evento, caso algum convidado esteja ocupado na hora marcada. Cada usuário pode definir quem pode pesquisar seu horário livre.

Visualizando o calendário de outras pessoas - Você pode consultar os calendários de outras pessoas a partir de sua estação Notes, se assim o usuário alvo permitir. Dependendo do acesso fornecido, pode-se até controlar a agenda de outra pessoa.

Repetindo Eventos - Quando da criação de um apontamento, você pode escolher uma das várias regras de repetição (diária, semanal, todo mês em um determinado dia, etc.).

Reserva de Salas - O Notes 4.5 fornece uma aplicação pronta para reserva de salas. Esta base pode trabalhar em conjunto com o agendamento, possibilitando que uma reunião seja marcada em uma sala, que esta seja reservada, podendo, já se reservar também os recursos necessários para o evento (retroprojetor, etc.).

Alarmes - Você pode determinar um horário prévio ao evento que o faça lembrar de seus compromissos com a antecedência desejada.

Aviso de Conflito - Você pode ser notificado, caso algum apontamento novo seja criado no dia e hora de outro já existente. Se você optar por manter este apontamento conflitante, o Notes indica um sinal de conflito na visualização.

Movendo Apontamentos - O suporte ao "drag and drop" permite que qualquer entrada existente possa ser movida para uma nova data ou hora.

Perfil do Calendário - Você pode configurar preferências do seu calendário incluindo opções tais como: quando sua semana de trabalho começa (no caso de funcionários que passem determinados dias fora), tempo livre permitido, e duração padrão para os compromissos.

Perfil de Delegação - O perfil de delegação permite que você especifique outras pessoas que possam ver/alterar seus compromissos no calendário. Por exemplo, o usuário pode permitir que todos em um grupo possam ver seus compromissos, mas apenas uma pessoa (secretária) possa criar novas entradas para o mesmo. Ainda que permitido o acesso ao calendário, suas mensagens estarão a salvo de serem lidas por outros.

PROGRAMABILIDADE

Os desenvolvedores podem criar aplicações que façam uso das ferramentas de C&A. Foram incluídas novas funções de calendário, estilo de visualização no formato de calendário e novas classes em LotusScript (a linguagem de programação do Notes).

Na criação de formulários, agora pode-se, por exemplo, colocar um "pano de fundo" - como em home pages - ou fazer uso dos novos estilos de fonte (alto relevo, baixo relevo, sombreado).

A criação de tabelas em formulários também passou por melhorias visuais. Agora pode-se criar tabelas em alto ou baixo relevo, colocar cores de fundo por células e unir ou dividir células.

Ex:

É claro que o Notes C&A mantém todas as funcionalidades existentes como replicação para manter seu calendário sincronizado (no caso de usuário remoto) e a pesquisa de texto completa para ajudar a localizar um evento agendado previamente.

Dentre as inovações, uma das que vale a pena citar é a configuração da localidade por usuário. Atualmente cada estação pode trabalhar nas seguintes localidades: casa(modem), escritório, Internet, isolado ou viagem. A diferença entre estas localidades é como a estação deve trabalhar: conectado a um servidor ou não. Na release 4.5 podemos criar uma localidade para um usuário específico. Por exemplo: se em uma mesma máquina, João e Maria se utilizam do Notes, podemos criar uma localidade para João e outra para Maria. Desta forma, cada vez que é escolhida a localidade de um dos dois, o Notes automaticamente alterna o id para o "proprietário" da localidade.

Para o servidor Notes, ou melhor, Domino Server (nova nomenclatura), a funcionalidade de converter bases Notes em html já vem embutida no servidor, o que antes era adquirido à parte. Assim que é iniciado o serviço de publicação (http), todas as aplicações Notes podem ser acessadas, via browser. Nesta release, mais funções foram incorporadas para aumentar o poder das aplicações para Internet/intranet. Também foi criado o "Personal Web Navigator", uma base de dados Notes que executa as funções de um browser Internet. Com esta base, qualquer estação Notes que tenha acesso à Internet pode navegar e repassar páginas, via Notes Mail. O interessante é que qualquer link em qualquer lugar se torna "vivo", ou seja, se o "Web Navigator" estiver ativo, assim que for clicado em um link o Notes já começa a baixar a página solicitada. Vale ressaltar que o "Personal Web Navigator" não utiliza o servidor Notes para acessar a Internet. Já o "Public Web Navigator" consiste em um navegador que está localizado no servidor Notes. Desta forma, se o servidor estiver habilitado para acessar a Internet, qualquer usuário (indepentente do protocolo) pode acessar a Internet através de sua estação Notes.

A grosso modo, a release 4.5 não traz diferenças gritantes na interface do usuário, porém as melhorias e inovações (como o calendário e agendamento) fazem desta nova release uma ferramenta mais poderosa e útil, tornando o trabalho corporativo mais ágil e coeso.