Está no ar a rede local da CELEPAR

Autora: Sara Fichman Raskin

Passados dois meses de instalações, configurações e ajustes, incluindo uma perda total de winchester de um dos servidores, podemos dizer que a nossa rede está em pleno funcionamento.

Sua configuração de hardware consiste em dois servidores, localizados no 4o. andar, que foram denominados de CEL-GPT e CEL-GPS, pois atendem basicamente a essas Gerências. À GPT estão ligados também os micros da sala de treinamento do 3o. andar, e à GPS estão sendo ligadas as GAT's. O servidor da GPT possui apenas um disco rígido de 1.6 Gb e o da GPS, dois discos de 750 Mb cada, espelhados.

Os micros da rede da GPT estão conectados a um concentrador inteligente David ExpressNet (5-slots) com fios de par trançado localizado na mesma sala dos servidores: o mesmo acontece com os micros da rede da GPS sendo seu concentrador maior (12-slots) e localizado no 10o. andar. Os concentradores estão ligados entre si, o que faz com que as duas redes possam ser vistas como uma só. O principal objetivo dessa ligação já ter como garantir que uma rede substitua a outra com um mínimo de sofrimento e tempo, na ocorrência de alguma falha.

Esses concentradores são gerenciados pelo ExpressView, software para gerenciamento de rede baseado no padrão SNMP, que roda sob Windows e permite a visualização gráfica "on-line" do funcionamento de toda a rede a nível de portas individuais, indicando falhas e fornecendo dados estatísticos.

Cada rede possui um sistema de comunicação com mainframe compatível com o IBM, o Netware for SAA, que inclui o software e hardware necessários à emulação de terminal e transferência de arquivos. No Bate Byte no. 19 foram dadas instruções para utilização do mesmo.

Como estações de trabalho, temos na GPT microcomputadores de diversos modelos e fabricantes, trabalhando com o sistema operacional MS-DOS e, opcionalmente, ambiente WINDOWS (quando o hardware o permite). A maioria das estações da rede GPT é de micros 386 "diskless".

Para se ter acesso à rede é necessário que se carregue, além do sistema operacional, o IPX, que é o protocolo de comunicação entre os dispositivos da rede e depende da configuração da placa da estação, e o NEX, que é o núcleo do Netware que reside na estação. No caso das estações "diskless", a carga se dá por "boot remoto" utilizando-se arquivos pré-gerados e salvos no servidor.

Quanto ao software, as redes são gerenciadas pelo Netware 3.11 da Novell, que roda no servidor de modo dedicado, sendo o d GPT para 50 e o da GPS para 100 usuários.

Também está carregado no servidor o serviço de impressão do Netware que controla o processo de impressão pela rede, podendo ser configuradas até 16 impressoras conectadas ao servidor ou a estações remotas.

Toda informação disponível na rede está armazenada no disco rígido do servidor, permitindo que os sistemas, programas e arquivos sejam únicos para todos usuários. Isto evita problemas de incompatibilidade de versões e inconsistência de informações, mas exige padrões de segurança.

Foram instalados na rede GPT e, portanto, estão à disposição de seus usuários os seguintes softwares: APL PLUS PC, CLIPPER 5.01, DIALOG, SC4, TURBO PASCAL, WORD 5.5, WORDSTAR 5.0, GRAPHIX TOOLBOX, MICROSOFT C, WINDOWS, WORD FOR WINDOWS e POWER POINT.

Como o back-up é um ponto crucial na rede, foi acertado entre a GPT e a GPS que uma rede se copie na outra, ambas disponibilizando uma chave e uma quota para isto.

Qualquer dúvida ou maiores informações entre em contato com a GPT, ou se preferir, venha nos visitar.