Eureca

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

É uma técnica que a GST está disponibilizando para toda a área técnica da CELEPAR para uso no trabalho de análise de sistemas.

Trata-se de uma reunião, com regras precisas, que pode ser acionada sempre que for necessário garantir um envolvimento do usuário no trabalho de construção de sistemas.

EURECA é uma reunião cuja finalidade é especificar aplicações. Ela dura poucos dias, as vezes até um dia só. Serve para estabelecer requisitos e expectativas, ou seja ela equaliza o linguajar entre técnicos e usuários estabelecendo um equilíbrio entre requisitos ( o que o sistema deve fazer) e expectativas ( o que esperamos). A EURECA só tem sentido se 50% da audiência for formada por analistas e a outra metade por usuários.

CARACTERÍSTICAS DA EURECA

1.facilitador. É um profissional neutro em relação ao grupo (analistas + usuários) que está trabalhando. Ele possivelmente n]ao conhece ou conhece pouco as pessoas e a área da aplicação. Ele não interfere no conteúdo do processo. De sua cabeça não sai nenhuma idéia sobre o sistema, e o que ele deve ou não fazer. O facilitador tem como função garantir o processo(isto é a forma). Pela experiência continuada, o facilitador tem condições de explicitar e obter os resultados os resultados esperados de antemão.

2.Agenda pré-estabelecida,. A EURECA só começa quando se tem muito claro quais os resultados a que se quer chegar. Isto passa pelo estabelecimento de uma agenda que será rigidamente seguida na reunião. Sem ela, há o perigo fácil da reunião se desvirtuar.

3.Usuários pré-escolhidos. Deve participar da EURECA o usuário que for competente na sua área de atuação e que tenha poder de decisão. A EURECA desenha o sistema que vai se construir. O que o usuário disser será feito. Nem mais nem menos. Nos usuários cai a responsabilidade pelo que o sistema produzirá depois.

4.Documentos pré-formatados. Tudo o que é gerado na EURECA tem um formato conhecido de antemão. Com isto a prática continuada levará a um aumento de produtividade, tanto em termos de facilitação, como em termos de produção de sistemas. Estes documentos são modelos:

. de negócio
. diagramas de fluxo de dados
. diagramas de entidades e relacionamentos.

A EURECA se beneficia de duas abordagens: a top down na linha da análise estruturada (de Tom de Marco e Chris Gane) e a abordagem bottom-up na linha da análise essencial, baseada na análise por eventos que tem como dogma os trabalhos de S. McMenamim e J.Palmer. Isto é o “estado da arte” em desenvolvimento de sistemas no primeiro mundo.

EURECA já foi usada em um trabalho junto ao Depen (Departamento Penitenciário da Secretaria de Justiça) sob a coordenação do Ravedutti e começa por estes dias a ser usada no IML – Instituto Mico Legal, para a especificação do sistema de informações para este cliente.