FÓRUM - DISCUTINDO TENDÊNCIAS II

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

DAS CATEDRAIS MEDIEVAIS AO NOTEBOOK DE 32 MB

Dizem que os primeiros instrumentos criados pelo homem para "medir" alguma coisa são os relógios medievais construídos por volta de 1250 nas grandes catedrais européias que então se edificavam. A presença de um dispositivo que passava a marcar o meio-dia e a meia-noite, fizesse sol, chuva, neve ou vento, era o início do processo de dominar a natureza. E, a natureza foi sendo dominada aos poucos e bem lentamente. A imprensa, em 1500 e alguma coisa, pode ser outro marco. Entre um e outro foram 300 anos, nada menos que a idade de Curitiba. O microscópio (cerca de 1680), a máquina a vapor (1700 e lá vai fumaça), depois a revolução industrial, a urbanização do mundo, o surgimento do automóvel e finalmente ele: o computador.

Dá pra dizer que são marcos em uma caminhada única, como se fossem pontos de ônibus de uma viagem até meio monótona, pois que os pontos são sempre meio parecidos. A única coisa que chama a atenção é que a distância entre cada ponto de ônibus está cada vez mais curta. Ainda me lembro quando esperávamos ansiosos as 17:50, hora em que a única estação de TV de Curitiba começava as suas transmissões. Disso aos cento e tantos canais ininterruptos de TV mundial que temos hoje vai uma boa distância, não é mesmo ? (Se bem que, cá pra nós, a qualidade parece ser a mesma. Antes era um tanto de qualidade que ia para 1 estação. Hoje o mesmo tanto de qualidade vai para 100. No fim passamos de 1 para 1/100, mas enfim, essa é outra história.)

Mesmo na informática, que repete esta história, dá para contar: os computadores IBM 360, reinaram por cerca de 25 anos, com pequenas modificações. As linguagens eram mais fixas: entre um release e outro passavam-se 3, 4 anos. Daí os prazos começaram a diminuir: primeiro 3 anos, depois 2, depois 1 único ano, depois meses...

Não sei se repararam, tanto os fabricantes quanto os editores deixaram de publicar material na forma de papel. Não dá mais tempo. Toda a documentação do Visual Basic for Word só existe em meio magnético. Se ela for para o papel, quando sair da gráfica, já estará obsoleta, não importa quão rápida seja a gráfica.

Somos uma empresa prestadora de serviços em informática. Não importa quão mutável, enlouquecido, evanescente ou desmiolado seja o mercado. Temos de o acompanhar. A gente faz o que pode, não é fácil, ainda mais que ainda não inventaram um upgrade de mother board para nossas massas cinzentas. Seria muito bom se desse para trocar uns miolos já meio gastos de 4.77 Mhz por outros reluzentes de 200 MHz. Mas, não dá.

Entre as diversas coisas que bolamos para ajudar a digerir a quantidade explosiva de informações, conceitos, tecnologias e abordagens de negócios novos, uma é convidar os que detêm as chaves dessas coisas para virem nos falar. Para não ficar muito monótono, em vez de convidar apenas um, convidamos logo três, concorrentes entre sí. Queremos polêmica, discussão. Se você gosta de um debate técnico, marque na sua agenda: é imperdível. Trata-se do Fórum "DISCUTINDO TENDÊNCIAS II" promovido pela Celepar com a presença das empresas MICROSOFT, IBM e ORACLE.

As palestras acontecerão no dia 06 de novembro, das 14 às 18 horas no Auditório do SERPRO, sito na Rua Carlos Pioli, 133, e as incrições poderão ser feitas através do fone 350-5308 até o dia 04/11/97.

Então, estude a programação, (14 h MICROSOFT, 15 h IBM e 16 h ORACLE) e decida quem você vai ouvir - de preferência os três, e vamos em frente, que não há tempo a perder.