Fábrica de software da CELEPAR no SECOP 2002

Autores: Cristina Ângela Filipak Machado e Luiz Carlos de Almeida Oliveira

A CELEPAR esteve presente no 30o. Seminário Nacional de Informática Pública - SECOP 2002, apresentando diversos casos e soluções implementadas ao longo dos últimos tempos. Um dos casos relatados diz respeito a uma iniciativa, em curso na empresa, de implantação de uma Fábrica de Software. A ênfase da apresentação feita no SECOP é relatada a seguir.

Fábrica de Software: Transformando a forma de produzir software para o Setor Público.

A indústria de software continua sendo desafiada por um mercado que cada vez mais demanda por soluções com adequados níveis de qualidade, prazos e custos.

Prover soluções de software que atendam este mercado cada vez mais exigente é um contínuo desafio. Desafio este ampliado se consideradas as constantes inovações e mudanças tecnológicas, as mudanças do perfil dos clientes e usuários bem como a constante necessidade de convívio das novas soluções com um legado sempre presente.

As organizações que centram esforços nas atividades de desenvolvimento e manutenção de software para o setor público, organizações estatais de informática ou empresas do setor privado, têm também se deparado com este desafio, decorrente, em parte, de uma significativa mudança nas características dos aplicativos demandados ao longo dos últimos anos.

Esta mudança é um reflexo direto de uma transformação que está em curso no âmbito das soluções de tecnologia de informação utilizadas e demandadas pelo setor público. Não são mais as aplicações de natureza operacional, internas aos diversos órgãos, cujos resultados se voltam apenas para a racionalidade da máquina administrativa, que figuram na pauta de preocupações dos gestores dos órgãos públicos, como foi ao longo das últimas décadas. As crescentes demandas possuem outras características, utilizam-se dos avanços tecnológicos, em especial da Internet, para levar ao tomador final do serviço ou da informação o acesso às suas necessidades junto ao setor público.

Esta realidade tem apresentado uma necessidade de expressivas mudanças na organização da atividade de desenvolvimento de soluções para o setor público. O modelo dominante, até o presente momento, privilegia, de certa forma, a produtividade e qualidade no desenvolvimento de sistemas com características que estão sendo mudadas. Cabe registrar, por exemplo, o envolvimento de um número cada vez maior de usuários, com perfis diferenciados e já sem identificação, apenas usuários da internet. Por outro lado, a própria complexidade técnica, os sistemas precisam conviver com um legado e usar uma gama imensa de novas tecnologias para poder chegar à ponta ao mesmo tempo em que continuem servindo como suporte operacional aos órgãos públicos. A dinâmica de novas solicitações, novas demandas, da necessidade do monitoramento do desempenho e da necessidade de oferecer um nível de serviço compatível com outros referenciais que os usuários passam a ter acesso, exigem uma nova organização e nova forma para a atividade de desenvolvimento e manutenção de sistemas.

No âmbito destas preocupações, a CELEPAR vem empreendendo esforços na organização de uma equipe de projetos que se constitua numa Fábrica de Software. A iniciativa passa pela combinação de algumas vertentes que sustentam uma nova forma de trabalho, envolvendo:

- A definição de um processo de software, sustentado pela combinação das normas e modelos internacionais de qualidade de software com as questões estruturais presentes no processo unificado, o RUP;

- A utilização da linguagem UML para a representação dos produtos a serem gerados;

- A definição de um modelo funcional que estabelece um conjunto de papéis e responsabilidades;

- A adoção de mecanismos de qualidade associados aos processos e aos produtos gerados;

- A forte ênfase no reuso de artefatos de toda natureza, buscando um significativo aumento de produtividade;

- A definição de plataformas tecnológicas de desenvolvimento, associadas a um conjunto de domínios de aplicações, privilegiando a produtividade e qualidade das soluções.

- A criação de um núcleo de soluções rápidas, um RAD, suportado principalmente pela reutilização de componentes e soluções em ambiente de software livre, buscando um pequeno nível de adaptação nas fontes dos aplicativos já disponíveis neste mundo do software livre.

Este projeto de fábrica de software está sendo desenhado e implantado na CELEPAR tendo como grande referencial o perfil e características das novas exigências dos aplicativos, entendendo que é para uma resposta eficiente a esta nova demanda que as organizações envolvidas com software para o setor público devem estar preparadas neste novo século.