Fenasoft

Autor: Oscar Röcker Netto - Assespro


Independente do número de negócios que se realize durante um evento como a Fenasoft, um item importantíssimo é a participação institucional da empresa.

Principalmente no caso da maioria das dez empresas que participaram do estande paranaense da Feira, realizada entre 17 e 21 de julho. Elas vendem software muitos complexos e específicos que precisam de um bom tempo para o cliente analisar e comprar.

O grande negócio é o pós-feira. Os negócios que serão fechados em decorrências dos contatos que foram estabelecidos durante a Fenasoft. Neste aspecto a participação foi positiva (confira box). O custo-benefício valeu a pena. Todos os participantes paranaenses mostraram desejo em voltar na próxima edição.

A Alquimídia Tecnologia Interativa estabeleceu cerca de 200 contatos "quentes", como diz o diretor Renato Carneiro. Destes, há possibilidade efetiva de serem fechados até 20 contratos este ano - o que representaria um aumento de 100% no faturamento da empresa, diz Carneiro. "A feira abriu várias perspectivas em várias áreas diferentes. Além disso, outro diretor da empresa, Antonio Simão Neto, foi palestrante bastante festejado na feira. A Alquimídia abriu frentes de negócios até mesmo em Rondônia.

Se a EBS - Empresa Brasileira de Sistemas fechar negócios através dos contratos que estabeleceu na feira, pode somar ao faturamento alguma coisa em torno de R$ 300 mil em licença de uso dos sistemas que lançou durante o evento, informa o diretor comercial Gilmar Pértile. "Valeu a pena", resume.

Na Preâmbulo, que levou seus sistemas específicos para advogados, não foi diferente. A Empresa engatilhou novos representantes para o País, dentro de sua política de interiorizar a representação. E vendeu os programas, que devem incrementar em 25% o faturamento. "Para procurar representante comercial, a Fenasoft é o grande lugar", diz o diretor Ildefonso Rafael Guibor.

IMAGEM

Além dos negócios, a participação institucional é muito importante. Apesar de ser uma feira de informática, os participantes se interessaram em saber mais informações sobre Curitiba e o Paraná", festeja o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Curitiba, Hans Raimundo Klug. "A CIC considerou sua participação na 9ª Fenasoft positiva", resume o pessoal da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba.

Pelo lado das empresas a avaliação é similar. "O retorno institucional é muito bom", diz o diretor da Pólo de Software Kival Weber. Gilmar Pértile, da EBS, encontrou 70 de seus clientes na feira. "Só o fato de os clientes estarem lá, e nós também estarmos, gera respeito."

O diretor da Solusoft, Leonardo Matt, lembra que muitos dos softwares levados para a feira não se moldam num evento tipo "varejão" - o que só ressalta a importância de participar e deixar a imagem. "O software já é mais complexo, precisa de mais análise", diz. "Como institucional, vale participar. Isto reforça a marca."

BOX

A CIC elaborou uma pesquisa sobre o número de contatos estabelecidos pelas empresas e o percentual de possibilidade de retorno efetivo de negócios em função disso. Também perguntou se elas desejam participar da próxima edição do evento. A resposta foi em uníssono: sim.

Empresas Nº de contratos % de possibilidade de negócio
Polo de Software 85 50
Exactus 150 60
Hexasys 300 10
Computertots 50 520
Megaware - SMS 400 20
Byte Brasil 23 50
EBS 300 20
Alquimidia 200 5
Preâmbulo 200 70
Solusoft 10 20