Flagrantes: Essa Informática Maravilhosa e Seus Nomes Absurdos

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro- GPT


Hoje, fugindo à regra, vai o caso com todos os nomes dos bois. Aconteceu há pouco tempo e mostra as confusões que acontecem com estes nomes esdrúxulos que a informática inventa.

- O Armando ligou e perguntou se você conhece um tubo de páscoa com umas coisas dentro.

Dito assim à queima-roupa, enquanto ainda descarregava a bagagem do carro, recém chegado de Florianópolis, tal recado definitivamente não foi facilmente deglutido.

A minha assistente doméstica, certamente vendo no meu rosto algo como "toca a internar logo, essa endoidou de vez", apressou-se a me garantir que o recado era esse mesmo, que ela tinha confirmado duas vezes, mas que nem ela tinha entendido, era bom eu falar logo com o Armando.

Diante do fato de que a referida assistente goza de boa saúde mental, e sempre deu os recados direitinho, e considerando que ela confirmou duas vezes, minha desconfiança sobre o estado dos miolos se deslocou em direção aos do Armando.

Liguei para o antigo número dele. Atende o Osni.

- Osni, o Armando está aí?

- Não. Posso ajudar?

- Sabe o que é o tal do tubo de páscoa que ele quer?

Pausa breve. Certamente agora é o Osni que desconfia do estado dos meus neurônios. Passada a pausa, estoura uma gargalhada.

- O que foi que você perguntou? Exige uma confirmação antes de emitir qualquer resposta.

- Nada, deixa prá lá. Depois falo com ele. Obrigado.

Corto logo a conversa, que afinal quem está fazendo o papel de doido sou eu. Ligo para o novo número do Armando. Atende o Bara. O Armando não está. Repito a pergunta, e de novo vem, a pausa, .... a gargalhada e de novo a pergunta.

- Como é que é mesmo?

- Não é nada, não.

Ligo para a secretária. "O Armando está?" Está numa reunião, é importante? Claro que é. Já tem um monte de gente querendo saber o que é o tal tubo de páscoa, e principalmente o que são as coisas dentro dele.

Vem o Armando.

- O que foi que você pediu para mim? Explicações, justificativas, e tudo clarificou, acabamos os dois rindo juntos. De fato fora um mal entendido.

O que foi que ele queria?

Explicações sobre um TURBO PASCAL COM OBJETOS, podia ser a versão 4.5 ou 5.0 as duas serviam.