Flagrantes: ISO 9000 na cozinha -

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro- GAC

Há alguns dias, descobri um boteco novo em Curitiba. Entre os comes e os bebes, um balcão de cremes e sopas para que o freguês escolha e se sirva: delícia pura. Diversos sabores e condimentos, todos gostosos, mas o melhor, inconteste, é um creme espesso, esbranquiçado, aromático e pedaçudo: o creme de palmito é o que há.

Ontem fez um dia tipicamente curitibano: um sol discreto, humilde e meio apagado durante a tarde e um friozinho para valer logo após o anoitecer. Quer coisa melhor do que fazer um happy hour, magnificamente acompanhado, logo no comecinho da noite, regado a vinho e sopas? Não deu outra, boteco novo, lá vamos nós.

Na chegada, um certo acotovelamento: pelo jeito não fui só eu que tive essa idéia: vazava gente pelo ladrão. Senta, se acomoda, pede uma bebidinha e começa o namoro com o balcão de sopas. De longe, algo estranho: estão todas as caçarolas no lugar, fumegando com o foguinho embaixo. Isto é, todas, menos a tal: cadê o palmito?

Já meio decepcionado, pego a cumbuca e encaro o buffet de perto. De fato, palmito, "necas de pitibirebas". Olho para os lados, quem sabe mudaram "ele" de lugar, ... nada. Já ia escolhendo um creme meio esverdeado, convidativo sim, mas a anos luz de distância do dito cujo, quando surge salvadora uma auxiliar de cozinha. Cerco "ela", não ia fugir fácil...

- Ô moça, vem cá, dá uma mão: cadê o palmito?

- Sabe o que é, meu senhor? É que a cozinheira tá em reunião.

- !!!!!

Fiquei sem palavras. O restaurante gurgitando, as pessoas gritando pelo palmito e a cozinheira... em reunião !?!?!?

É. Esse mundo anda meio esquisito mesmo. Tem um aviário perto da minha casa. Lá mora um cachorrinho, meio feio até, mas muito engraçadinho. Não sei seu nome de verdade, mas eu o chamo Pipo. Já estou vendo a cena: qualquer dia passo por lá e vejo a jaula vazia.

- Ué, cadê o Pipo?

- Tá em reunião. Ele, dois gatos, quatro periquitos e uns quantos ratinhos da Índia tão fechando a pauta.

É. E é o único mundo que temos. Mas que anda meio esquisito, isso lá, ele anda.