Flagrantes: Quem quer ganhar este prêmio?

Autor: 

Pedro Luis Kantek Garcia Navarro - GAC

Existe um site na Internet (www.darwinawards.com) que é um barato. Ele reúne histórias e candidatos ao Prêmio Darwin. Nas suas palavras, ele "celebra os indivíduos que asseguraram a sobrevivência a longo prazo da nossa espécie, ao removerem seus gens da herança da humanidade de maneira sublimemente idiota".

O site é de gozação, claro. O que ele premia são os indivíduos suficientemente imbecís para se matarem ao fazer algo estúpido. O site alega que ao se matarem, estes indivíduos estão melhorando a herança genética da humanidade e, portanto, merecem ser premiados.

Algumas histórias tiradas do site:

1. O terrorista que mandou uma carta bomba. Por ser novo no país se atrapalhou e colocou menos selos do que o necessário. O correio, alegando insuficência de selos, devolveu a carta ao remetente. O terrorista abriu a carta e...PUM. Morreu.

2. Um advogado foi mostrar aos novos estagiários do escritório a resistência das janelas. Arremessou-se de ombro contra uma janela, que não resistiu e se espatifou. O advogado saiu voando do 24º andar.

3. O prêmio de 97 é bem interessante. Um rapaz de 22 anos foi encontrado morto ao lado de um viaduto, com um elástico de bungee jump amarrado ao pé. Segundo se apurou, ele medira a distância e se certificara que a corda elástica era 20 metros mais curta que a altura do viaduto. A polícia informou que o comprimento da corda elástica esticada era maior do que a distância entre a ponte e o solo.

4. Um ladrão foi baleado e morto em Renton, Washington, ao tentar assaltar uma loja. Foi sua primeira e última tentativa, ele não tinha antecedentes criminais. Eis os detalhes:

a) O alvo foi a loja H&J Firearms, que vende armas.

b) A loja estava cheia de clientes armados, gente com porte de arma, que estava comprando revólveres e rifles.

c) Havia um carro da polícia estacionado na porta. O ladrão teve de desviá-lo para entrar.

d) Um policial de uniforme estava de pé junto ao balcão, tomando cafezinho.

O ladrão entrou, deu uns tiros e declarou voz de assalto. O policial, o atendente e vários clientes responderam ao fogo. O ladrão morreu. Ninguém mais se feriu.

5. No Grand Canion existem diversos mirantes protegidos por cercas. As pessoas costumam jogar moedas, como se fosse a fonte dos desejos. Um homem percebeu existir uma pequena plataforma cheia de moedas e resolveu pular o muro levando um saco (vazio) para recolher as moedas. Ele conseguiu e na volta não se apercebeu que o saco estava cheio (e pesado). Tropeçou e foi ver o Canion bem de perto.

6. Seis pessoas morreram afogadas tentando salvar uma galinha que caíra num poço, no sul do Egito. O primeiro foi um fazendeiro de 18 anos. Sua irmã e seus dois irmãos desceram os 20 metros do poço sucessivamente para salvar o anterior. Finalmente dois fazendeiros mais velhos também desceram. Todos morreram afogados e tiveram seus corpos resgatados rio abaixo. A galinha que por ser melhor nadadora, sobreviveu.

7. O prêmio de 94 foi para um sujeito que morreu quando uma máquina de refrigerante automático caiu em cima dele enquanto ele tentava arrancar uma lata sem pagar.

Tem até uma história de que me lembro, li-a no jornal na época. Ela aparece no site apenas como menção honrosa, pois o candidato ao prêmio Darwin não se matou, apenas ficou uns tempos na prisão. Foi um punguista que resolveu bater a carteira de um turista no aeroporto de Barcelona em 1992. O alvo escolhido foi Larry Wade o campeão olímpico dos 110 m com barreiras. Estava junto e também saiu em perseguição ao ladrão, Maurice Green, recordista dos 100m rasos que ele fazia em 9,75 segundos. Como disse um oficial da polícia espanhola, o ladrão escolheu o homem errado.

Para encerrar, vale lembrar Einstein, que a propósito das guerras promovidas pelo homem ao longo do século XX, uma vez declarou: Somente duas coisas são infinitas -- o universo e a estupidez humana, e não estou muito certo quanto ao universo.