Flagrantes: Saudades da Minha Mãe

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro- GAC

Ontem, lidando com o micro, repentinamente me lembrei da minha mãe, que Deus a tenha! Vamos às explicações: Eu já havia ouvido falar muito bem do software Via Voice da IBM. Trata-se de um programa que aceita ditados pelo microfone e que vai escrevendo na tela o que é falado. Dizia-se que ele era muito bom e que errava muito pouco.

No mestrado, eu já me aventurara a estudar o problema do reconhecimento automático da fala humana. É um dos problemas mais terrivelmente complexos que pode haver. Lá no mestrado, eu e uns colegas, depois de ver o tamanho do buraco onde nos meteríamos (se nessa direção fôssemos), desistimos instantaneamente. Sabendo que o troço é difícil e tendo ouvido elogios ao Via Voice, chegou a hora de pôr preto no branco: Afinal, essa encrenca funciona ou não funciona?

Só a instalação do produto é um ritual e tanto. Você é obrigado a ler para o computador dois capítulos inteiros de Don Casmurro, o mais puro Machado de Assis. Senti-me meio ridículo contando sobre Bentinho e Capitu para ele. Ainda se fosse para fazer um filho dormir, vá lá, mas se alguém entrasse em casa naquela hora e me visse falando delicadamente ao computador era capaz de me internar. Paciência, volta e meia a gente tem de fazer coisas mais ou menos ridículas, foi só uma a mais, nada demais.

Terminando os capítulos para aquele enlouquecido e mal-humorado computador (De vez em quando ele apitava e dizia: não entendi: repita. Só faltava bater o pezinho, e ai de você se não obedecesse. A máquina avisou: vou demorar 35 minutos processando, relaxe. Dito e feito, fui esquentar um prato de sopa enquanto o winchester quase derretia de tanto girar e ler e gravar e girar.

Finalmente, o computador avisou: Tô pronto! E eu comecei o ditado. Vários problemas, por exemplo, uma hora tossi e o miserável escreveu um palavrão horrível e ainda buzinou dizendo não ter entendido nada. Precisei desligar a música e como tinha jogo do Palmeiras e o meu vizinho de baixo é fanático, a cada gol que saia o micro desandava a escrever bobagens, que tinham de ser apagadas à mão.

Dito assim, parece que o programa é ruim, mas não se engane: ele é uma maravilha da engenharia de software e reconhece muito bem quase tudo o que você fala. Eu mesmo, via e não acreditava muito. Mas, agora, deixa eu voltar para a lembrança da Dona Teté. Da metade da vida dela para a frente ela começou a ensurdecer e quando eu nasci ela já não ouvia muito bem. Nós não tínhamos recursos e nem havia tecnologia para fazer algo e assim, tivemos de nos comunicar com ela, meu pai, eu e meus sete irmãos, do jeito que dava. Era difícil, mas às vezes ríamos juntos às carreiras. Lembro-me de um dia cruzar com ela com pressa e ela me perguntar: "Onde vai?" e eu "ao aeroporto" e ela "e para que você quer um galo morto?". O programa Via Voice também andou pisando na bola, como você verá a seguir. Para testá-lo eu ditei trechos de um livro do Cláudio Lacerda sobre a vida do político Carlos Lacerda e eis como ficou:

O que eu ditei

O que o Via Voice escreveu

eu vou analisar

ele pampa para a Pillar

se o windows

gol no the Wind os

na hora do brasil

a nora do Brasil

providência divina

provido de ensino divina

e a inflação não acaba a curto prazo

e a Platão não acaba a curto prazo

local indicado para propô-las todas em detalhe

local indicado para a população todas em detalhe

tem o seu resultado ameaçado

tem os seus para os soltado ameaçado

avisei de que abordo a política econômica com paixão

a ala Harvey a bordo a política econômica compaixão

nunca fiz segredo disto

nunca foi segredo diz

presidente em exercício, deputado Edson

presidente em exercício lutado Edson

de usurpador, nenhum apodo me foi poupado

de odor nem acordo me foi poupado

enfraquecer essa união

enfraquecer a Sanyo

quem sabe se no fundo da alma eu a tenho

em sabe-se no fundo da alma e EUA têm

o SNI

oeste nem

expôs-lhe lealmente os perigos

esposo e realmente os perigos

digo assim o adeus as armas

a diva sem adeus às amas

o meu combate desarmado

combate à mesa lado

do sistema castelista

o sistema da estilista

É isso. Portanto, já sabe: se você precisar gerar textos rápidos a partir de leitura, pode comprar sem medo. Um software sensacional, só que, haja máquina! Para ele se sentir bem são necessários uns 400MHz e uns 100MB de memória, por aí.