Fotoman

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

É uma máquina fotográfica parecida com as convencionais, só que em vez de gerar negativos em filme, ela o faz em memória RAM. Até 32 fotos podem ser armazenadas, e posteriormente transferidas para um computador via um cabo serial.

Existe uma restrição importante associada à FOTOMAN. Depois de tiradas as fotos, a máquina não pode ficar sem energia sob perda das mesmas. As fotos devem ser tiradas entre 1.2 e 3 metros de distância, quando se usa o flash (ambientes escuros) ou entre 1 metro e infinito (na claridade).

A máquina deve ser carregada ao menos 30 minutos antes de tirar a primeira foto. A carga completa da bateria leva 6 horas.

As fotos geradas têm 376 x 284 pixels, cada uma com 256 níveis de cinza.

GUARDANDO EM ARQUIVOS

Após terem sido feitas as fotografias, o software que acompanha o produto, é carregado em um PC, ao qual se conecta (via porta serial) a máquina, e as fotos são transferidas da máquina para o computador. Nesse instante, as fotografias são vistas e podem ser retocadas antes de serem guardadas no computador.

Os arquivos gerados têm o formato TIF, PCX ou BMP, sempre em preto e branco.

CONVIVÊNCIA COM OUTROS PRODUTOS

Estes arquivos gerados pela FOTOMAN são identificados pela sigla BLOB (Binary Large Objects), e espera-se que existam em breve gerenciadores de bancos de dados (SGDBs) que suportem este tipo de objeto. São poucos (um único ao que eu saiba) produtos disponíveis comercialmente.

Por exemplo, o NATURAL for WINDOWS, em suas versões beta, aceita ligar registros a fotografias, mas a ligação é muito tênue, e as fotografias existem em um diretório separado, e podem ser manuseadas, modificadas, excluídas, ... independentemente do NATURAL.

Outros produtos (tais como Dbase, Clipper etc) nem este suporte dão.

A salvação da lavoura, como não poderia deixar de ser, vem da MICROSOFT, produtora do Windows. Trata-se do seu banco de dados de nome ACCESS. Este produto aceita os BLOBs tanto na modalidade LINK como na modalidade EMBED.

Na modalidade LINK (a do NATURAL vista acima), o arquivo apenas armazena um pointer para o objeto binário que passa a residir em outro local, e que mantém apenas uma leve ligação com o registro do banco de dados. A vantagem (às vezes é vantagem) é que o dado não é duplicado e, se for importante mantê-lo na origem, ele fica lá.

Por exemplo, suponhamos que, em um relatório, eu precise colocar o resumo de vendas da empresa, que sempre é calculado via uma planilha em um local fixo. Mediante um LINK, na impressão do relatório sempre pegaremos a última versão atualizada da planilha.

Mas, no caso da FOTOMAN, o que nos interessa é a forma EMBED. Aqui, o BLOB passa a residir fisicamente dentro do arquivo. Depois que isto acontecer, o objeto só pode ser alterado estando com o ACCESS no ar, e sob o controle deste.

COMO FUNCIONARIA UM SISTEMA DE CADASTRAR PESSOAS COM FOTO

Quando do cadastramento das pessoas, devem ser reservados vários (digamos 3) campos para guardar fotos. Três ou mais fotos devem ser batidas das pessoas a serem cadastradas. Durante o processo de "revelação" (na falta de nome melhor, vai este mesmo), todas as fotos tiradas devem ser melhoradas (enhanced), e as 3 mais nítidas escolhidas para serem salvas. Elas devem ser guardadas em um diretório temporário, pois serão capturadas pelo ACCESS a partir daí.

TUDO JUNTO

Se os usuários desejarem, e desde que a máquina tenha bastante memória (8 Mbytes), podem ser carregados os seguintes ambientes:

1. Software Windows

2. Software de edição de fotos

3. ACCESS

As fotos serão capturadas da máquina fotográfica, editadas e colocadas no clipboard (ou salvadas em disco, no formato PCX ou BMP).

Daí, carrega-se o ACCESS, chama-se o registro associado àquelas fotografias, mediante o comando EDIT, subcomando INSERT OBJECT. Segue-se a seleção do tipo de objeto que se quer incluir. Aqui há 3 opções:

- O objeto não existe ainda. Neste caso, dependendo do tipo selecionado, o ACCESS vai chamar o software adequado para a criação do objeto. No caso de desenhos e fotos, vai ser o PAINTBRUSH.

- O objeto existe em um arquivo. Neste caso, no comando acima descrito deve-se escolher o botão FILE.

- O objeto está no clipboard. Neste caso, no comando EDIT, escolhe-se o subcomando PASTE.

A CELEPAR já tem uma cópia de ACCESS, instalada na rede GPT.

FOTOMAN E SUAS PARTES